THE PLACE OF THE PARTICIPATING SPECTATOR IN LYGIA CLARK´S AND HÉLIO OITICICA´S WORK / O LUGAR DO ESPECTADOR-PARTICIPANTE NA OBRA DE LYGIA CLARK E HÉLIO OITICICA

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O objetivo desta dissertação é analisar a relação entre a obra de arte, o artista e o espectador a partir da produção de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Esses dois artistas foram escolhidos como objeto de estudo por terem direcionado sua pesquisa no sentido de incluir o espectador como agente modificador e até mesmo criador da obra de arte. Ambos são reconhecidos por propor novas questões a respeito ocupação do espaço real pela obra de arte e pela busca da libertação da bidimensionalidade da tela e da moldura. Esta pesquisa se baseia na idéia de que os dois pintores se tornaram referência para a história da arte no Brasil e investiga suas trajetórias desde a participação no grupo Neoconcreto até seus últimos trabalhos, estudando os problemas propostos na produção de cada um, em especial, no que se refere ao diálogo que estabelecem com o público.

ASSUNTO(S)

participante spectator neoconcretismo lygia clark helio oiticica brazilian art lygia clark arte brasileira participant helio oiticica espectador neoconcretism

Documentos Relacionados