Neoconcretism
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. How Did Neo-Concretism End?
Resumo Neste artigo, Nicholas Brown analisa a trajetória de Hélio Oiticica desde seus trabalhos da década de 1950, alinhados às pesquisas da vanguarda neoconcreta, até sua obra dos anos 1970, demonstrando como o componente da experiência, tematizado na produção tardia de Oiticica, encontra-se implícito à objetividade do seu trabalho inicial, numa e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
-
2. Entre o céu e a terra: as esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann dos anos 1950
As esculturas de Franz Weissmann de 1950 têm uma recepção ambígua: enquanto críticos internacionais recebem-nas como arte concreta, o circuito brasileiro define-as como neoconcretas. O primeiro grupo somente descreve os elementos formais dos trabalhos, mas críticos locais – começando por Ferreira Gullar – enfatizam seus efeitos expressivos, que ca
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
-
3. Obra em construção: a recepção do neocentrismo e a invenção da arte contemporânea no Brasil / Work in progress: the reception of neoconcretism and the invetion of contemporary art in Brazil
O neoconcretismo ocupa posição singular no panorama das artes plásticas no Brasil. O discurso hegemônico sobre o grupo, compartilhado por críticos de formação e extração diversas, enfatiza o caráter de ruptura e seu papel determinante para desprovincianizar a arte brasileira e inseri-la em linha de continuidade com as vanguardas construtivas europ�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
-
4. A mediação cultural e a construção de uma vanguarda institucional: o caso da arte construtiva brasileira / Cultural mediation and the building of an institutional vanguard: the case of the brazilian constructive art
O presente trabalho levanta questões sobre algumas formas particulares de estruturação de um sistema profissional de produção cultural para as artes plásticas no eixo Rio de Janeiro São Paulo no período que coincide com um momento de florescimento político e econômico e se fortalece a partir da segunda metade dos anos 1940 e ao longo das décadas d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/06/2011
-
5. NEOCONCRETISMO E DESIGN: A PROGRAMAÇÃO VISUAL DE LYGIA PAPE PARA O CINEMA NOVO, NA DÉCADA DE 1960 / NEOCONCRETISM AND DESIGN: LYGIA PAPE¿S GRAPHIC DESIGN FOR THE NEW CINEMA MOVEMENT, IN THE 1960¿S
This work aims to study some concepts discussed by the international constructivist vanguards and their impact on the Brazilian constructive project. The research verifies that the emergence of the concrete art and the establishment of the industrial design as a discipline in Brazil, during the 1950¿s and 1960¿s, were inserted in a national program of mode
Publicado em: 2009
-
6. Utopia e construção : melancolia e sobrevivência na arte contemporânea brasileira
O presente trabalho busca encontrar na arte contemporânea brasileira a relação entre a ascensão das ideologias artísticas construtivas e os desvios sofridos pelas premissas modernas ligadas ao programa desenvolvimentista dos anos 50 e 60 no Brasil. A partir das análises que vinculam as artes plásticas à arquitetura e à política desenvolvimentista,
Publicado em: 2009
-
7. SHADOW OF ILLUMINATION: AN ICONOLOGICAL ANALYSIS OF ILLEGIBILITY / SOMBRA DA ILUMINURA: UMA ANÁLISE ICONOLÓGICA DA ILEGIBILIDADE
Este trabalho utiliza o método iconológico de análise desenvolvido por W.J.T. Mitchell para expandir a noção de iluminura e dissolver a oposição entre legível e ilegível. Na primeira parte desta tese são analisados e definidos os mecanismos de leitura da iluminura e suas relações com as convenções da legibilidade e da ilegibilidade. Na segunda
Publicado em: 2008
-
8. Entre o museu e a praça : o legado de Lygia Clark e Helio Oiticica / Between the museum and the square, the artistic legacy of Lygia Clark and Helio Oiticica
The divergence between contemporary art and the museological conventions that has persisted for some decades, can be explained by the fact that the modern museum has become inadequate in relation to the present artistic production. In this dissertation we intend to discuss the museum?s assimilation of Lygia Clark and Helio Oiticica?s art works, considering b
Publicado em: 2006
-
9. THE PLACE OF THE PARTICIPATING SPECTATOR IN LYGIA CLARK´S AND HÉLIO OITICICA´S WORK / O LUGAR DO ESPECTADOR-PARTICIPANTE NA OBRA DE LYGIA CLARK E HÉLIO OITICICA
O objetivo desta dissertação é analisar a relação entre a obra de arte, o artista e o espectador a partir da produção de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Esses dois artistas foram escolhidos como objeto de estudo por terem direcionado sua pesquisa no sentido de incluir o espectador como agente modificador e até mesmo criador da obra de arte. Ambos são
Publicado em: 2004
-
10. MINERAL MACHINES: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN THE POETICS OF AMILCAR DE CASTRO AND JOÃO CABRAL DE MELO NETO / MÁQUINAS MINERAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS POÉTICAS DE AMILCAR DE CASTRO E JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Reunir Amilcar de Castro e João Cabral de Melo Neto, que, embora contemporâneos e compartilhantes de gostos artísticos, jamais se conheceram, é corrigir um projeto que a História se esqueceu de terminar. Entre os aspectos que aproximam João Cabral de Amilcar de Castro está o privilégio da visualidade em sua poesia, que toma as palavras por sua materi
Publicado em: 2004