The importance of travel time variability in airport ground access: study case - André Franco Montoro International Airport. / A importância da variabilidade do tempo de viagem no acesso terrestre a aeroportos: estudo de caso do Aeroporto Internacional André Franco Montoro.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Esta dissertação discute as questões de acesso terrestre a aeroportos. Em particular, estima a influência do fator de variabilidade do tempo de viagem na escolha modal de acesso terrestre ao Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos, Região Metropolitana da Cidade de São Paulo (RMSP). Para isso, foi aplicada uma pesquisa de preferência declarada com 108 viajantes aéreos, realizada nas salas de embarque do referido aeroporto. Foram entrevistados apenas residentes da RMSP e predominantemente viajantes aéreos internacionais. Foram coletados também dados revelados: dados do indivíduo, do acesso terrestre realizado e da sua viagem aérea. Para a coleta dos dados de preferência declarada foi elaborado um experimento fatorial ortogonal de escolha. Cada indivíduo era questionado a proceder à ordenação de conjuntos de 4 alternativas, uma para cada modo considerado: automóvel, táxi e o serviço de ônibus existente, e um novo serviço proposto, um trem expresso ligando o aeroporto ao centro da cidade de São Paulo. As alternativas foram descritas pelos atributos de custo, tempo de viagem médio e variabilidade do tempo de viagem, expressa através de uma margem de segurança. Todos os atributos foram apresentados em 3 níveis. Com os dados coletados foram estimados modelos do tipo Logit Multinomial para diversos segmentos da amostra, estratificados por motivo de viagem (lazer ou trabalho), gênero, modo utilizado no acesso (carro ou táxi) e freqüência de viagens aéreas (alta ou baixa). Foram estimados modelos estatisticamente significativos para o segmento dos homens que viajaram nas sextas-feiras e para o segmento dos homens que utilizaram táxi no acesso ao aeroporto. Para estes casos, os coeficientes de margem de segurança e custo foram significativos, permitindo a estimação do valor de se melhorar a confiabilidade do tempo de viagem. A metodologia empregada neste trabalho pode ser estendida para incluir os outros segmentos dos usuários do aeroporto e permite uma melhor estimação da demanda para o trem expresso proposto.

ASSUNTO(S)

airport access demand modelos transport planning modelos de demanda planejamento de transportes preferência declarada stated preference acesso a aeroportos

Documentos Relacionados