Teatro de grupo no Estado do Acre : trajetória, prática e a inserção do estilo regional (1970-2010) / Group theater in Acre : history, practice and regional style (1970-2010)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente dissertação apresenta uma reflexão sobre a formação e caracterização de modelos de grupos de teatro organizados no Estado do Acre, bem como um panorama das circunstâncias de produção de espetáculos teatrais por esses grupos, com um recorte mais específico nas produções de estilo temático regional, integrante de alguns espetáculos apresentados por parte desses grupos. A pesquisa desenvolvida analisa alguns modelos de grupalidades que fizeram parte da trajetória do teatro de grupo no Acre, bem como as características dos grupos que ainda encontram-se atuantes no Estado, em especial os que fazem parte dos principais pólos urbanos, a saber, Vale do Acre, Vale do Juruá e Vale do Purus, tentando entender, de forma mais ampla, como está atualmente estruturada a prática de criação de cenas teatrais. Além disso, visa, especialmente, entender de que maneira o discurso sobre identidades regionais vem sendo utilizado como componente de criação em espetáculos criados no Estado. Para tanto, fez-se uma análise de questionário, por meio da análise do conteúdo, que foi aplicado em grupos vinculados à Federação de Teatro Amador do Acre - FETAC e, também, uma análise particular de um espetáculo teatral com estilo temático regional, a saber, o espetáculo ?Manuela e o Boto?. Assim, as perguntas a serem respondidas são: De que forma e com que características os grupos de teatro se estruturaram, e estão estruturados atualmente, no Estado do Acre? Existe uma relação dos espetáculos apresentados hoje com o regionalismo acriano ou com os mitos fundadores do Acre? Como essa relação está estabelecida em parte dos elementos da cena espetacular? Pensar a produção artística local, sobretudo no que diz respeito ao teatro e aos grupos de teatro do Acre, é um desafio, mas ao mesmo tempo uma necessidade. Esse trabalho nasce da preocupação de entender essa produção artística, sobretudo no que tange ao teatro de grupo e as composições e contradições que vez por outra aparecem manifestas no discurso e prática dos sujeitos fazedores de teatro da região

ASSUNTO(S)

teatro brasileiro artes cenicas teatro - produção e direção brazilian theatre performing arts theater acre

Documentos Relacionados