Performing Arts
Mostrando 1-12 de 34 artigos, teses e dissertações.
-
1. Culturalisme et Réappropriation Conceptuelle, l’Inévitable Paradoxe de l’ISTA
Resumo: O artigo estuda o movimento duplo, característico da ISTA e das instituições culturais europeias que, nos anos 1970, revelaram as artes cênicas asiáticas aos atores euro-americanos. Nos países de origem, a transmissão era feita a longo prazo através da imitação dos mais velhos. Os mestres (chamados gurus) nem sempre procuravam explicitar ve
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 27/06/2019
-
2. Rede de Afetos : as relações afetivas vivenciadas pelo sujeito no processo de formação e de criação cênica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) = Affectionate network: affectionate relationships experienced in the process of scenic creating with the Dancer-Researcher-Performer (BPI) method / Affectionate network: affectionate relationships experienced in the process of scenic creating with the Dancer-Researcher-Performer (BPI) method
O presente trabalho evidencia a existência e o papel fundamental das relações afetivas no processo criativo proposto pelo método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Utilizando-me metodologicamente da Análise de Conteúdos proposta por Laurence Bardin (1977) e do caráter qualitativo para analisar os dados coletados, segundo Graham Gibbs (2009), con
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2012
-
3. Pesquisa em arte por ocasião dos doutorados baseados na prática. Um estudo do caso da Universidade de Paris 1 Sorbonne
Em várias instituições acadêmicas coloca-se a questão de abrir a pesquisa em mestrado e doutorado a outras abordagens, além dos dispositivos científicos clássicos do PhD ou do doutorado de especialidade. O que está em pauta, portanto, são os doutorados profissionais e aqueles baseados na prática. Um dos primeiros exemplos nesse campo foi desenvolv
ARS (São Paulo). Publicado em: 2012-12
-
4. Traducir la Muerte para Pensar el Arte: apuntes sobre la escena posdramática
ABSTRACT This article focuses on the (impossible) scenic presentation of death, raising new practical and theoretical challenges for contemporary performing arts. With this aim, we will consider some examples of the Argentine theatre in recent years: Los muertos (Ensayo sobre representaciones de la muerte en la Argentina), 2005, written and staged by Beatriz
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06
-
5. Memória do efêmero: comunicação e memória no processo de institucionalização de grupos de teatro / Ephemeral Memory: communication and memory in the process of institutionalization of theater groups
Analisa o contexto em que se inserem os grupos de teatro e seus públicos, suas características específicas e de que forma ações de Comunicação e de Relações Públicas podem provocar e influenciar o relacionamento entre ambos. A partir principalmente de produtos e projetos de memória de grupos de teatro, é possível identificar os potenciais de com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/09/2011
-
6. Presenças / Presenças
O objeto das linhas que se seguem é a arte cénica, é o problema da formação do artista cénico para ser mais exato. O que proponho é uma discussão sobre a possibilidade de certa noção de presença constituir um eixo de trabalho em situações de ensino e aprendizagem, em instituições superiores. Para responder a esta questão desenvolvo uma metodo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/08/2011
-
7. Do invisível ao visível: o mapeamento dos grupos sociais do estado de Mato Grosso Brasil; Mapa social; Identidades de resistências; Territórios; Educação ambiental; Sustentabilidade / From the invisible to the visible: the mapping of the social groups of the state of Mato Grosso - Brazil
xuberant landscape, identities that are at the mercy of the historical indifference and of the hegemonic economy of the agribusiness that advances over the so‐called empty spaces are hidden. In these different environments, a rich cultural mosaic of interacting identities, that many times, are invisible or barely known coexist. With this pseudo‐i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/07/2011
-
8. O teatro como Budô : o Aikidô em cena / Theatre as Budo : Aikido on scene
The research entitled Theatre as Budo - Aikido on Scene , was worked with the Japanese martial art Aikido practice while training as an actors emphasizing their philosophy as a constituent part of the training. We formed the group Aikido EnCena and worked with actors, dancers and technical educationalist and exercises that aimed the actor s formation, thinki
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
9. A liminaridade na profissão do ator : a experiência do LUME-UNICAMP / The liminality in the actor profession : the experience of LUME-UNICAMP
"Using and developing the concept of "liminality" and "communitas" by Victor Turner, this studies the process by which an actor departs from his daily and social personality, discovering in himself new perspectives and qualities of being, unknown or forgotten, that enable him in the creative process. Looking to philosophy and religion (Eastern and Western) a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2010
-
10. A trajetória da linguagem cênica no CEFET-MG
This study aimed to understand the experiences of students in classes for the Performing Arts at CEFET-MG so that try to establish the parallel between the created characters from the scenic laboratories, mirror exercises, integrating them until the final scene elaborated by them in the classroom. It is a collaborative research (auto) biographical, ie the li
Publicado em: 2010
-
11. Cia. Espaço em BRANCO : hybrid creation processes / Cia. Espaço em BRANCO : processos híbridos de criação
O que se pretende nessa dissertação é agenciar, através de conceitos, metáforas e analogias, o processo de investigação teórico prático do encenador João de Ricardo, da Cia. Espaço em BRANCO - Porto Alegre - RS, na preparação e apresentação do espetáculo teatral Teresa e o Aquário, que teve estréia em 2008. Para tanto, toma-se como terr
Publicado em: 2010
-
12. From the iconographic image to the scenic image : the actor s mediation / Da imagem iconográfica à imagem cênica : a mediação do ator
Esta pesquisa encontra-se no campo do trabalho criativo do ator. Através de um estudo teórico e prático, ela busca potencializar a utilização da imagem, mais precisamente da pintura de Francis Bacon, como um suporte para a sua criação e reflexão. Tendo por base um estudo sobre a obra e o processo criativo de Bacon, pretende-se a construção de uma "
Publicado em: 2010