TcYchF - uma nova ATPase associada à maquinaria de tradução do protozoário Trypanosoma cruzi. / TcYchF - a new ATPase associated with the machinery of translation of the protozoa Trypanosoma cruzi.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Muitos processos celulares, incluindo síntese de proteínas, tráfego vesicular, transporte intracelular, sinalização e diferenciação celular, envolvem um importante grupo de proteínas da superfamília das P-loop GTPases. Algumas dessas GTPases, embora ubíquas, não tem função conhecida. Dentro desse último grupo está a subfamília de GTPases conhecida como YchF. A subfamília das GTPases YchF pertence a família das Obg GTPases, é ubíqua em bactérias e eucariotos e apresenta uma notável conservação de seqüência. Nós caracterizamos o ortólogo da YchF em Trypanosoma cruzi, TcYchF, potencialmente associada com a maquinaria de tradução. TcYchF é uma proteína de 44,3 kDa e possui grande percentagem de similaridade com seus ortólogos eucarióticos (45 a 86 %), bem como com os ortólogos bacterianos (38 a 43%). Algumas das mais importantes características do domínio G, responsável pelo reconhecimento e hidrólise do GTP e interação com outras proteínas, são conservadas em TcYchF. Apesar da sua classificação como uma GTPase, verificamos que a TcYchF hidrolisa preferencialmente ATP em relação à GTP. Embora a função das proteínas da subfamília YchF seja desconhecida, outros membros da família Obg, a qual YchF pertence, estão involvidos na biogênese das subunidades ribossomais. Algumas delas foram encontradas em associação com ribossomos, sugerindo que possam ser fatores envolvidos no processo de tradução. De fato, a análise por western blot do fracionamento de polissomos por gradiente de sacarose mostrou que TcYchF estava associada tanto com subunidades ribossomais quanto com polissomos, sugerindo o seu envolvimento com a maquinaria de tradução de T. cruzi. A análise proteômica desses imunocomplexos mostra a associação da TcYchF não só com proteínas ribossomais, mas com diversos fatores de tradução e com a proteína RPN7 da subunidade regulatória do proteassomo. Esses resultados foram corroborados pela análise de imunoprecipitação, que mostrou que TcYchF coimunoprecipita com proteínas ribossomais e com proteínas da subunidade regulatória do proteassomo. Além disso, o silenciamento do ortólogo do gene Tcychf em T. brucei através de ensaios de RNA de interferência, leva a diminuição da proliferação do parasita. Estes dados nos levaram a sugerir a hipótese de que TcYchF apresenta um p maquinaria de tradução com o proteassomo, na degradação de proteínas mal enoveladas durante a tradução.

ASSUNTO(S)

adenosylhomocysteinase proteins trypanosoma cruzi doença de chagas bioquimica chagas disease proteínas adenosilhomocisteinase trypanosoma cruzi

Documentos Relacionados