Sintese de imagens realisticas : uma abordagem com a metodologia ray-tracing
AUTOR(ES)
Ari de Moura Villaça
DATA DE PUBLICAÇÃO
1989
RESUMO
O presente trabalho discorre sobre o desenvolvimento de ambientes de apoio a projetos. A esse tipo de ambiente demos a designação de "Sistema de Apoio a Projetos" (SAP). O objetivo principal é a proposta uma metodologia de desenvolvimento de tal tipo de sistema, o qual deve auxiliar o projetista na condução do projeto, liberando-o de tarefas repetitivas e monótonas sujeitas, portanto, a erros. Como parte integrante do sistema, deverão ser fornecidas diversas ferramentas de apoio, inclusive um sistema de gerenciamento de banco de dados, uma interface-usuário baseada em janelas e menus, manipulação de listas e árvores, simuladores, etc. ferramentas. Essa metodologia é composta de cinco fases sucessivas, a saber: a primeira fase trata da identificação do problema e dos recursos necessários ao SAP para solucioná-Io; na segunda fase é efetuada a configuração do SAP de forma a atender os requisitos impostos pelo projeto; a terceira fase corresponde à criação de formulários de pesquisa e de uma Base de Dados para o sistema; a quarta fase envolve a coleta de dados através dos formulários e seu armazenamento na Base de Dados; na quinta fase ocorre a manipulação das informações por parte de programas componentes do SAP, com possibilidade de criação de novos formulários e de novos arquivos da Base de Dados. Ao final do trabalho é apresentado um estudo de caso da aplicação da metodologia proposta, na implementação de um sistema de auxilio a projetos de redes locais de computadores.
ASSUNTO(S)
engenharia - graficos graficos por computador
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000052501Documentos Relacionados
- Calculo da iluminação em sintese de imagens atraves de ray-tracing estocastico
- TECHNIQUES FOR TEXTURE GENERATION IN A RAY-TRACING SYSTEM
- An efficient indoor ray-tracing propagation model with a quasi-3D approach
- Use of an Artificial Neural Network-based Metamodel to Reduce the Computational Cost in a Ray-tracing Prediction Model
- A obtenção de texturas na síntese de imagens realísticas num ambiente limitado