SIGNIFICADO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM PARA ENFERMEIRAS NO CONTEXTO HOSPITALAR: UMA VISÃO INTERACIONISTA / The meaning of nursing care to nurse in the context of hospital: na interactionism vision.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/03/2010

RESUMO

O objetivo da pesquisa consistiu em compreender o significado do cuidado de enfermagem para o enfermeiro no contexto hospitalar; e entender como o cuidado de enfermagem é praticado pelo enfermeiro. Trata-se de estudo qualitativo, fundamentado nos pressupostos teóricos e metodológicos do interacionismo simbólico. Foi realizado na unidade semi intensiva de um hospital público terciário, situado em Fortaleza-CE. Participaram onze enfermeiras. A coleta dos dados foi realizada por meio da observação de campo e entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram analisadas pela análise categorial temática. As observações de campo foram registradas em diário, e utilizadas complementarmente nos resultados. Os aspectos éticos foram respeitados. Emergiram quatro categorias temáticas: A enfermeira percebendo a enfermagem e o cuidar; A enfermeira cuidando; A enfermeira interagindo e se relacionando o contexto social e Sentimentos no cuidado. A compreensão acerca dos cuidados de enfermagem levou aos significados: vivenciar e experienciar a enfermagem e o cuidar; interagir e sentir. As vivências e experiências se consolidam no dia-adia do ambiente hospitalar. Para cuidar faz-se necessário interagir com os diversos profissionais do ambiente hospitalar, com a equipe de enfermagem, acompanhantes, pacientes e consigo mesma. Apreendeu-se os sentimentos de preocupação, comprometimento, felicidade, cobranças e valorização, permeando na ação do cuidado de enfermagem. A compreensão das enfermeiras praticando o cuidado de enfermagem percebendo-se cuidadoras e se utilizando de vários elementos para o cuidado: sua experiência profissional; a vivência do cuidado de enfermagem; a continuidade da assistência; a proximidade física com os pacientes; a realização de cuidados diretos e procedimentos técnicos. Complementarmente, para cuidar as enfermeiras interagem e, dessa relação, emergem sentimentos. Apreendeu-se que os significados para os cuidados de enfermagem são construídos a partir das ações, sentimentos e comportamentos que se expressam no momento do cuidar das enfermeiras investigadas no contexto hospitalar.

ASSUNTO(S)

relações interpessoais enfermagem nursing care hospital care interpersonal relations cuidados de enfermagem assistência hospitalar

Documentos Relacionados