Respostas imunológicas em caprinos experimentalmente infectados por Corynebacterium pseudotuberculosis sob efeito de hormônios da reprodução. / Studies of response immune experimentally infected by Corynebacterium pseudotuberculosis under the effect of the reproduction hormones.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Considerando a grande dificuldade em identificar e excluir animais com infecções subclínicas de Corynebacterium pseudotuberculosis nos programas de biotecnologia da reprodução, foram analisados aspectos das respostas imune celular e humoral de caprinos infectados experimentalmente com uma cepa selvagem de C. pseudotuberculosis. Foram determinados os valores séricos de IgG e IgM total e específico anti- C. pseudotuberculosis, contagem total e diferencial dos leucócitos de sangue periférico e os níveis da produção de interferon-γ por células de sangue total. Utilizaram-se seis grupos experimentais assim distribuídos: G I ? ovariectomizados + C. pseudotuberculosis; G II ? estrógeno + C. pseudotuberculosis; G III ? ciclo estral + C. pseudotuberculosis; G IV ? Progesterona + C. pseudotuberculosis; G V ? Animais machos + C. pseudotuberculosis; G VI ? Controle. Os resultados obtidos na utilização do antígeno secretado como revelador da ativação dos componentes humoral e celular na resposta imune do hospedeiro caprino, na comparação das médias dos índices de produção do IFN- entre as coletas dos diversos grupos experimentais, não apresentaram diferenças (p >0,05), como também entre as respostas dos índices do antígeno com mitógeno PWM e com PBS. Observou-se nas fêmeas redução do número total de leucócitos, ficando abaixo da média normal da espécie, e no grupo dos animais masculinos houve um aumento do número total dos leucócitos, comparado com o grupo controle e as médias leucocitárias descritas na literatura. Concluiu-se que as alterações fisiológicas nas fêmeas e nos machos podem ser causadas pelos hormônios utilizados nos respectivos grupos experimentais. Não foi observada influência (p>0,05) sobre os níveis séricos de imunoglobulinas (IgG e IgM) entre os grupos experimentais tratados. Porém, os anticorpos IgG específicos foram bem caracterizados com diferença (p <0,05) entre os grupos infectados experimentalmente e o grupo não infectado (controle).

ASSUNTO(S)

interferon gama responses humoral and cellular caprino leukogram imunologia imunoglobulinas caprines reucograma resposta humoral e celular interferon gamma immunoglobulines

Documentos Relacionados