Resistência a acaricidas em Phytoseiulus macropilis (Banks) (Acari: Phytoseiidae) / Resistance of Phytoseiulus macropilis to acaricides (Banks) (Acari:Phytoseiidae)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/06/2010

RESUMO

O ácaro predador Phytoseiulus macropilis (Banks) (Acari: Phytoseiidae) possui grande potencial como agente de controle biológico do ácaro-rajado Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae). No entanto, o controle químico pode interferir negativamente na efetividade deste predador. Uma alternativa que permitiria explorar o potencial apresentado por P. macropilis como inimigo natural do ácaro-rajado seria a seleção de indivíduos resistentes aos principais pesticidas a partir de coletas em áreas de cultivos comerciais, pois estes indivíduos estariam sob pressão seletiva constante de um ou mais pesticidas. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi identificar indivíduos de P. macropilis resistentes aos acaricidas abamectina e dimetoato e o possível custo adaptativo ligado a esta resistência. Levou-se em consideração estes dois pesticidas com ação acaricida-inseticida por serem os mais aplicados em cultivos de morangueiro no estado de Minas Gerais para o controle do ácaro-rajado. Para tanto, nesta dissertação foram avaliados: i) A toxicidade letal dos acaricidas abamectina e dimetoato sobre duas populações de P. macropilis, uma oriunda de cultivo convencional da região de Barbacena-MG e a outra proveniente de casa de vegetação do campus da Universidade Federal de Viçosa; ii) A taxa instantânea de crescimento populacional (ri), taxa de predação sobre o ácaro-rajado e capacidade de forrageamento a voláteis de plantas infestadas com o ácaro-rajado para as duas populações de P. macropilis. Concluiu-se que a população coletada em cultivo convencional na região de Barbacena apresentou resistência a dimetoato e que esta resistência não está associada a custo adaptativo em relação a indivíduos susceptíveis.

ASSUNTO(S)

abamectina efeito subletal custo adaptativo entomologia agricola abamectin dimethoate lethal effect sublethal effect fitness cost dimetoato efeito letal

Documentos Relacionados