Representação em projeto de interfaces homem-computador : estudo, aplicação e propostas de extensão do formalismo UAN

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1995

RESUMO

À medida que as interfaces com o usuário tornam-se mais fáceis de aprender e usar, elas também se tornam mais difíceis de especificar e programar de forma clara. Projetistas de interfaces geralmente usam técnicas informais ou ad hoc na fase de especificação. Essas técnicas, que são incompletas ou ambíguas, fazem com que os desenvolvedores interpretem as especificações de forma diferente. Isto pode levar a várias inconsistências e mal-entendidos que se propagam para os estágios finais de integração do sistema. Com o objetivo de reduzir esses problemas, existe hoje uma grande preocupação em se produzir especificações mais precisas e consistentes para comunicar a aparência e funcionalidade da interface entre os membros da equipe de desenvolvimento. Neste trabalho é analisada uma variedade de técnicas para representar o projeto da interface com o usuário, sendo que a técnica UAN (User Action Notation) destacou-se a princípio como a mais apropriada. Portanto, concentramos os nOSS05 esforços no seu estudo, aplicação e validação. Algumas das razões para esta escolha é que UAN é simples, concisa, centrada nas ações e tarefas do usuário, e apropriada para descrever interfaces de manipulação direta. A UAN foi utilizada para especificar algumas interações numa interface de modelagem geométrica, como um meio de verificar o poder de expressão da notação. Apresentam-se os resultados dessa aplicação, enfatizando características atrativas e limitações encontradas na UAN, e algumas extensões que podem melhorá-la são sugeridas

ASSUNTO(S)

usuario final (computação) interação homem-maquina interfaces de usuario (sistema de computador) sistemas de computação interativos

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