Quando eles terminam, eu recolho, exponho e nunca escolho: encaminhamentos pedagógicos nas aulas de artes

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/03/2010

RESUMO

Esta Dissertação, vinculada à linha de pesquisa Processos e Métodos Pedagógico-Didáticos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), apresenta uma pesquisa que enfoca os encaminhamentos dados pela professora de Artes às produções dos estudantes nas aulas de Artes. Esses trabalhos, durante muito tempo, tiveram como destino final enfeitar as escolas durante as festas escolares ou fins utilitários ou, ainda, foram considerados produtos da livre expressão, diferente das tendências contemporâneas de ensino para a Arte que veem1 o professor como um mediador cultural, preocupado com todo o processo de ensino e de aprendizagem e com o conceito de Arte presente em todo o processo. Com base nesse contexto, realizamos a pesquisa aqui apresentada que, caracterizada como qualitativa, teve como objetivo geral investigar quais os encaminhamentos dados por uma professora de Artes às produções artísticas dos estudantes e, como sujeitos, uma professora formada em Artes Plásticas que atuava em uma turma de 8 série do Ensino Fundamental e 13 (treze) estudantes dessa turma. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, notas de campo, videogravação e fotografia. Coletamos os dados nos meses de setembro, outubro e novembro de 2008 e, com base nos estudos de Vygotsky e de Barbosa, os analisamos de acordo com as seguintes categorias: contexto em que as produções artísticas dos estudantes são desenvolvidas, conceito de Arte da professora de Artes e dos estudantes e encaminhamentos dados às produções artísticas dos estudantes pela professora participante da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que os encaminhamentos pedagógicos dominantes são a exposição e a pasta de trabalho; que, em geral, os estudantes gostam de expor, pois ouvem comentários acerca de suas produções, sendo essas, em sua maioria, expostas nos murais da escola com fita adesiva; que a pasta possibilitou uma maior organização e cuidado com as produções artísticas, visto que, antes, os estudantes acabavam por perdê-los. Em uma perspectiva contemporânea do ensino, os estudantes precisam ser confrontados com diferentes situações e problemas para que avancem e, para que, a partir desses, possam ser explorados conceitos de Arte, leitura de imagem, contextualização e produção artística, sempre respeitando o contexto onde o estudante está inserido

ASSUNTO(S)

ensino da arte prática pedagógica produção artística education of the art practical pedagogical artistic production artes arte - estudo e ensino; prática de ensino education of the art practical pedagogical artistic production

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