Quais as opções de tratamento de neuralgia do trigêmio (medicamentos e posologia)?

AUTOR(ES)
FONTE

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

As opções farmacológicas indicadas para o tratamento da neuralgia do trigêmio são:

Além disso, resultados da metanálise (1) sugerem que a carbamazepina é mais eficaz que o placebo. Em três estudos controlados comparando a lamotrigina, o topiramato e o cloridrato de proparacaína ao placebo, somente a lamotrigina mostrou-se superior a ele. O dextrometafano foi comparado ao lorazepam em baixas doses, havendo aumento da dor com o uso daquele fármaco. Três estudos compararam a carbamazepina com a tizanidina, a tocainida e a pimozida, mostrando-se apenas a pimozida superior à carbamazepina.

Nos últimos anos, dois procedimentos cirúrgicos têm sido apontados como dos mais usados: a eletrocoagulação percutânea diferencial do trigêmio e a microdescompressão vascular do trigêmeo sendo, também, a termocoagulação com radiofrequência do gânglio de Gasser um método eficaz. Todavia, descritos não existem estudos que comparem a eficácia do tratamento farmacológico em relação aos procedimentos cirúrgicos.

A carbamazepina é efetiva no tratamento da neuralgia do trigêmio?

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento dentista n99 doenças do sistema neurológico / outras carbamazepina neuralgia do trigêmeo preparações farmacêuticas a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados