Proposta de um modelo para inspeção da documentação gerada pelo grupo de processos de planejamento da gestão de escopo em projetos de sistema de TI de organizações públicas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A construção de software é um empreendimento de alto risco. Encontra na literatura que, no ano de 2009, 68% dos projetos de TI apresentaram falhas em prazo, custo ou qualidade. O Tribunal de Contas da União ressalta que a metodologia de desenvolvimento deve ser executada pelas organizações governamentais de forma sistemática e documentada, para permitir a avaliação e a melhoria do processo, com vistas à produção de software de qualidade. Neste contexto de metodologias para minimizar falhas, identificou-se em guias de boas práticas de gestão de projetos, livros e normas que tudo começa a partir da definição do escopo, sem o qual não é possível continuar o trabalho de gestão. Sendo assim, a deficiência da definição do escopo de um projeto aponta para um Modelo de Inspeção baseado em Checklist, com a finalidade de garantir que as principais informações geradas pelo grupo de processos de planejamento da gestão de escopo de projetos de sistema de TI, sejam observadas de forma adequada e estejam refletidas nos documentos produzidos por organizações públicas, mais especificamente do âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER). Para tanto, o trabalho é dividido em quatro partes: (1) identificar as informações relevantes para criar uma lista de verificação, a fim de auxiliar uma organização do Comando da Aeronáutica na execução do grupo de processos de planejamento da gestão de escopo, bem como, definir um método de inspeção baseado em uma técnica de leitura para ser utilizado na aplicação prática do modelo proposto; (2) apresentar a concepção do modelo da lista de verificação, a contextualização da mesma segundo o PMBOK e uma implementação do processo de inspeção para a aplicação prática do modelo proposto; (3) aplicar o modelo proposto através de dois exemplos de desenvolvimento de software, interno e terceirizado, por organizações militares da FAB; (4) avaliar o modelo proposto comparando os resultados obtidos com os problemas identificados pelos integrantes dos projetos nos exemplos estudados, realizando uma discussão acerca das conclusões obtidas. A tese conclui que o modelo desenvolvido: pode (1) minimizar os problemas identificados nos exemplos estudados; é (2) mais completo do que o PMBOK porque é necessário pesquisar informações em outras fontes de consulta para complementar as informações contidas neste guia de conhecimento; pode (3) prevenir os impactos de problemas legais desde as fases iniciais do projeto.

ASSUNTO(S)

administração de desenvolvimento de software administração de projetos revisão de projetos administração pública gestão de configuração tecnologia da informação verificação formal

Documentos Relacionados