Prevalência do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em uma População de Crianças e Adolescentes Índias da Etnia Karajá. / Prevalence of the disorder attention-deficit Hyperactivity disorder (ADHD) in a Population of Children and Adolescents of ethnic Karajá Indies.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Poucos estudos foram realizados no mundo sobre o TDAH em crianças indígenas, e nenhum no Brasil, até o momento. O objetivo deste estudo é avaliar a prevalência estimada do TDAH na população de crianças e adolescentes índias Karajá, na faixa etária dos 07 aos 14 anos de idade. Três das maiores aldeias dessa etnia foram investigadas, tendo-se colhido de uma população total de 350 indivíduos na faixa de estudo uma amostra de 144 sujeitos. A amostra foi colhida de forma aleatória, com estratificação conforme as faixas etárias e o sexo (feminino e masculino), proporcionalmente ao tamanho de cada aldeia participante. Foram empregados os instrumentos de rastreamento epidemiológico de problemas comportamentais e emocionais CBCL/6-18 (Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes de 6 a 18 anos) e TRF (Inventário de Comportamentos Referidos pelo Professor para Alunos de 6 a 18 anos). Desses instrumentos utilizaram-se os dados compatíveis com os diagnósticos pelo DSM-IV do TDAH, bem como para os Transtornos Afetivos, Transtornos de Ansiedade, Transtorno Opositor Desafiante e o Transtorno de Conduta. Os resultados obtidos indicam uma prevalência de 10,4% (IC 95% 6,6 14,2) quando os respondentes são os pais ou responsáveis e de 2,8% (IC 95% 0,7 4,8) quando os respondentes são os professores. Dos 144 entrevistados, 30 eram portadores do TDAH, e as Resumo xxvi comorbidades foram de 86,7% (IC 95% 74,5 98,8) com transtorno de conduta, 86,7% (IC 95% 74,5 98,8) com transtorno opositor desafiante, 83,3% (IC 95% 70,0 96,7) com transtornos de ansiedade e 60% (IC 95% 42,5 77,5) com transtornos afetivos. Conclui-se que o TDAH existe numa população culturalmente tão diversa da branca ocidental, bem como com uma alta taxa de prevalência, com as comorbidades habitualmente encontradas em todas as outras populações de crianças das mais variadas culturas ao redor do mundo.

ASSUNTO(S)

epidemiologia prevalência indigenous children and adolescents, transcultural psychiatry psiquiatria transcultura, crianças e adolescentes indígenas psiquiatria da infânica e adolescência transtorno de déficit de atenção com hiperatividade of attention deficit disorder with hyperactivity of, epidemiology psiquiatria

Documentos Relacionados