PrÃ-tratamentos superficiais para a liga AA2024-T3 e seu efeito sob o tratamento à base de cromo (VI) atualmente utilizado no setor aeronÃutico para inibiÃÃo de corrosÃo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

SuperfÃcies da liga AA2024-T3 foram tratadas por quatro prÃ-tratamentos utilizando diferentes soluÃÃes aquosas contendo agentes oxidantes (Ãcido nÃtrico e Ãcido nÃtrico mais bromato) e/ou complexantes (bromato mais amÃnia e Ãcido nÃtrico mais nitrato de amÃnio). Posteriormente, essas superfÃcies foram submetidas a um tratamento com soluÃÃo aquosa contendo Cr(VI) (ALODINE 1200S) para modificaÃÃo e conseqÃente formaÃÃo de um filme contendo cromo. ApÃs modificaÃÃo com soluÃÃo aquosa contendo Cr(VI), as superfÃcies prÃ-tratadas com soluÃÃes aquosas contendo oxidantes foram denominadas de ALOD e ALODsa, enquanto que aquelas prÃ-tratadas com as soluÃÃes aquosas contendo complexantes foram chamadas de ALODsb e ALODsaNH4NO3. Ensaios eletroquÃmicos, de nÃvoa salina, microscopia eletrÃnica de varredura (MEV) e espectroscopia de energia dispersiva de raios-X (EDS) foram utilizados para verificar a eficÃcia de proteÃÃo contra corrosÃo dos tratamentos realizados nas superfÃcies da liga. Os resultados de EDS mostram uma maior incorporaÃÃo de cromo nas superfÃcies cujo poder oxidante da soluÃÃo utilizada no prÃ-tratamento da liga de alumÃnio, antes da modificaÃÃo com a soluÃÃo contendo Cr (VI), foi aumentado pela adiÃÃo de bromato (ALODsa). Os ensaios eletroquÃmicos mostram que os filmes formados sobre as superfÃcies ALODsa sÃo os que oferecem melhor proteÃÃo da liga quanto à corrosÃo. Essas superfÃcies apresentam potencial de corrosÃo (Ecorr) mais nobres, valores de densidade de corrente de corrosÃo (jcorr) menores e valores de resistÃncia à polarizaÃÃo (Rp) mais elevados. Os resultados de EIS de superfÃcies da liga de alumÃnio AA2024-T3 que sofreram modificaÃÃo CCC concordam com a tendÃncia observada utilizando ensaios potenciodinÃmicos, ou seja, a resistÃncia da reaÃÃo de transferÃncia, inversamente proporcional ao jcorr, assim como a resistÃncia do filme à maior para as superfÃcies ALODAsa do que para as demais superfÃcies. Independente do tipo de prÃ-tratamento inicial, todas as superfÃcies modificadas posteriormente com ALODINE 1200S passaram no teste de nÃvoa salina.

ASSUNTO(S)

inibidores de corrosÃo prevenÃÃo contra corrosÃo ligas de alumÃnio soluÃÃes aquosas ensaios de materiais tratamento de superfÃcies filmes finos

Documentos Relacionados