Pop-rock musicians: effects of amplified music and assessment of satisfaction provided by the use hearing protectors / Músicos de pop-rock: efeitos da música amplificada e avaliação da satisfação no uso de protetores auditivos

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Objetivo: Avaliar a audição e o uso de protetores auditivos em músicos de bandas de pop-rock. Justificativa: Estudos demonstram evidências dos músicos de pop-rock apresentarem risco para o desenvolvimento de perda auditiva e outros efeitos associados à exposição à música amplificada, bem como a necessidade de adotar medidas de proteção à audição desses profissionais. Método: Foram avaliados 24 músicos de pop-rock, do sexo masculino, com idades entre 25 e 45 anos e com tempo de profissão entre três e 21 anos. Os sujeitos responderam a uma anamnese, realizaram avaliação audiométrica, realizaram os testes de emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente (EOAET) e emissões otoacústicas produto de distorção (EOAPD) e preencheram um questionário sobre a satisfação após o uso do protetor auditivo. Resultados: A prevalência de perdas auditivas sugestivas de PAIR foi de 20,8%. Dentre os audiogramas classificados como normais 58,4% apresentaram entalhe audiométrico em pelo menos uma orelha. No teste de emissões otoacústicas, 45,8% dos músicos tiveram respostas ausentes nas EOAET e 58,4% nas EOAPD. 75,0% dos músicos forneceram nota maior do que 7,0 para refletir sua satisfação no uso do protetor auditivo. Conclusões: Tanto a prevalência de perdas auditivas, quanto o número de ausências nos testes de EOAET e EOAPD foram elevados. Assim sendo, é necessária a implementação de um programa de prevenção de perdas auditivas com músicos. Houve uma tendência favorável à aceitação do protetor auditivo

ASSUNTO(S)

perda auditiva provocada por ruido ear protective devices fonoaudiologia emissoes otoacusticas espontaneas music dispositivos de proteção das orelhas noise induced hearing loss música spontaneous otoacoustic emission

Documentos Relacionados