Músicos de pop-rock: avaliação da satisfação com protetores auditivos
AUTOR(ES)
Santoni, Cristiane Bolzachini, Fiorini, Ana Claudia
FONTE
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010-08
RESUMO
Músicos de pop-rock apresentam risco de perda auditiva e outros efeitos associados à exposição à música amplificada. OBJETIVO: Avaliar o uso de protetores auditivos em músicos de bandas de pop-rock. Forma de Estudo: Coorte contemporânea. MATERIAL E MÉTODO: Estudo com 23 músicos de pop-rock, do sexo masculino, com idades entre 25 e 45 anos. Após a realização de audiometria tonal, imitância acústica, EOAET e EOAPD, os músicos receberam um protetor auditivo utilizado por três meses e, após esse período, preencheram a um questionário sobre a satisfação em relação ao uso. RESULTADOS: A prevalência de perdas auditivas foi de 21,7%. As principais queixas durante o uso de protetor foram: voz abafada, pressão no ouvido, interferência na percepção dos sons de frequências altas, ao uso do protetor em tempo integral nas apresentações. Houve correlação positiva entre a percepção da diminuição do zumbido após o uso do protetor auditivo com as seguintes queixas: presença de zumbido após iniciar a profissão (p= 0,044), incômodo com a intensidade sonora em seu local de trabalho (p= 0,009) e intolerância a som forte (p= 0,029). CONCLUSÕES: Houve uma elevada prevalência de perdas auditivas e uma tendência favorável à aceitação do protetor auditivo na população estudada.
ASSUNTO(S)
audição dispositivos de proteção das orelhas música perda auditiva provocada por ruído
Documentos Relacionados
- Pop-rock musicians: effects of amplified music and assessment of satisfaction provided by the use hearing protectors
- Músicos de pop-rock: queixas auditivas e não auditivas decorrentes da exposição à música eletronicamente amplificada
- A arte de viver da música : um estudo de caso com músicos atuantes no cenário rock/pop gaúcho
- Estudo da audição de músicos de rock and roll
- O rock e a formação do mercado de consumo cultural juvenil : a participação da musica pop-rock na transformação da juventude em mercado consumidor de produtos culturais, destacando o caso do Brasil e os anos 80