Os recursos naturais como condicionantes do desenvolvimento econômico e cultural: um estudo aplicado à bacia sedimentar de Taubaté, nos municípios de Taubaté e Tremembé, Vale do Paraíba, Estado de São Paulo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A humanidade sempre se beneficiou dos recursos naturais existentes no Planeta para sua subsistência, bem-estar, riqueza e poder, prática essa que se acentuou a partir da Revolução Industrial (1760). A distribuição dos recursos naturais na natureza é função da evolução geológica a que os continentes e mares foram submetidos desde sua formação, até os dias atuais, bem como a atuação do Homem sobre esta natureza. Os fatores que sempre governaram e ainda hoje comandam a geografia desses recursos são a tectônica de placas, representada por atividades endógenas, tais como magmatismo e tectonismo, e as exógenas, das quais o clima, o relevo, a hidrografia e a biota fazem parte. A área de estudo situa-se na região Sudeste do Brasil, conhecida como Vale do Paraíba, localizada no leste do Estado de São Paulo. Do ponto de vista geomorfológico, insere-se no Planalto Atlântico. A região fornece aos munícipes e à Megalópole São Paulo Rio de Janeiro recursos naturais de grande importância (areia, argila, entre outros) para o crescimento econômico, favorecido a partir da década de 50 pela construção da rodovia Presidente Dutra (BR 116), que interliga esses estados. Cadastrar os recursos naturais existentes, compreender sua distribuição e importância socioeconômica para os municípios de Taubaté e Tremembé são parte desse trabalho. Essa paisagem, hoje bastante alterada por atividades antrópicas, propicia a exploração de diversos recursos naturais dos quais destacam-se: areias, argilas industriais, água subterrânea e solo orgânico, áreas favoráveis para plantação de arroz, criação de gado, piscicultura, que, juntos, constituem o setor primário da economia local; no setor secundário, destacam-se as diversos tipos de indústrias beneficiadas pelo primeiro setor, bem como a geração de empregos indiretos; para o setor terciário, tem-se a prestação de serviços, comércio, e atividades de turismo e lazer. Os papéis que os meios físicos e bióticos desempenham na formação dos recursos naturais (atual e pretérito), hoje explorados no Vale do Paraíba, constituem a base inerente para esta análise geoambiental. Dessa forma, é apresentada uma proposta de análise integrada entre os recursos naturais e a socioeconomia da área estudada.

ASSUNTO(S)

natural resources. geoenvironmental parameters. social economy. sectors of economical activities. geociencias recursos naturais. condicionantes geoambientais. socioeconomia. setores de atividade economica.

Documentos Relacionados