Os arranjos produtivos locais do turismo nas praias do Trairi - Ceará. / The local clusters of tourism on the beaches of Trairi - Ceará.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/03/2008

RESUMO

O tema desta pesquisa está centrado nos arranjos produtivos locais do turismo nas Praias do Trairi, no Estado do Ceará, além de tratar de impactos socioespaciais, em relação ao desenvolvimento local pelo turismo. As experiências de ensino e de trabalho no SEBRAE, no litoral, ajudaram na definição do objeto, na formulação das hipóteses e objetivos, na definição do espaço. Questiona-se o motivo de transformação espacial e econômica das praias do Trairi, em tão curto período de tempo (uma década). Considerou-se relevante entender como a atividade turística tem contribuído para o desenvolvimento de comunidades litorâneas, motivando pequenos empreendedores a criação de novas vagas para a geração de emprego e renda, provocando e mobilizando o local. O espaço transformado em mercadoria suscitou conflitos e impactos socioambientais que comprometem a sustentabilidade do lugar. Definiu-se, portanto, como objetivo geral deste estudo, verificar a hipótese do turismo como fator-chave da transformação socioterritorial do município, observando, além dos aspectos do crescimento econômico, o desenvolvimento local. Para atender tais objetivos, fez-se breve revisão da literatura, coleta de informações, tratamento, interpretação e análise de dados, mapas, fotos e documentários sobre a região. Realizaram-se visitas a campo e estudos de casos com os empreendedores locais, líderes de associações, tais como, pescadores, artesãos, algueiras e pousadeiros. Apesar do crescimento econômico, verificaram-se contradições nos territórios em que o turismo desponta como atividade principal. Concluiu-se que as aglomerações de empresas, nas comunidades receptoras do turismo, nas praias do Trairi encontram-se em nível inicial de organização do ponto de vista dos elementos considerados constitutivos de arranjos produtivos locais. Pode-se dizer, entretanto, que há um potencial para formação de APL identificado por uma incipiente aglomeração de pequenas e médias empresas, com pouca relação cooperativa institucional, entre elas e com o setor público, contudo sem complementaridade e ganhos coletivos para o conjunto delas.

ASSUNTO(S)

turismo território aglomerações de empresas arranjo produtivo local desenvolvimento local cultivo de algas geografia tourism territory gatherings of companies local productive arrangement local development cultivation of algae

Documentos Relacionados