O programa ensino médio inovador como política de Indução a mudanças curriculares: da proposta Enunciada a experiências relatadas

AUTOR(ES)
FONTE

Educ. rev.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2016-06

RESUMO

RESUMO: Neste texto se analisa o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) como política de indução à reformulação curricular e à implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEM) para a última etapa da educação básica. A principal fonte para o estudo é composta por respostas obtidas por meio de questionário enviado às 2.006 escolas participantes do programa no ano de 2013. Retornaram 867 instrumentos respondidos por gestores e 1.285 por professores. A partir de uma discussão inicial sobre os percursos, os objetivos e as proposições do programa, são trazidas as respostas categorizadas e interpretadas por meio de Análise de Conteúdo (AC). Esses procedimentos permitiram captar a política em movimento, bem como processos de apropriação, ressignificação e (re)interpretação gerados pelos sujeitos com ela envolvidos. Permitiram, ainda, produzir um panorama das experiências curriculares que resultaram da referida indução.

ASSUNTO(S)

políticas curriculares ensino médio programa ensino médio inovador diretrizes curriculares nacionais avaliação de políticas educacionais.

Documentos Relacionados