"O pop nÃo poupa ninguÃm": relaÃÃes discursivas entre o Pop Rock e a "pÃs-medernidade"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta dissertaÃÃo parte da concepÃÃo de que o discurso literomusical (COSTA, 2001) à um discurso que serve de referÃncia para os sujeitos, como legitimador de verdades e disseminador de maneiras de como eles se relacionam com a realidade, com os outros sujeitos e com a prÃpria identidade. Neste trabalho, a mÃsica contemporÃnea, especificamente o pop rock nacional, enquanto um discurso constituinte (COSTA, 2001; MAINGUENEAU, 2006), representa os fenÃmenos de superficialidade, fluidez, fragmentaÃÃo e crise de identidade, tÃo debatidos nos estudos sociolÃgicos apresentados por autores como Hall (2005), Harvey (2005), Kumar (1997) e Bauman (1998, 2005). Partiu-se, assim, do pressuposto de que as canÃÃes fornecem sentidos, identificaÃÃes e modelos de identidade que corroboram esses fenÃmenos. A principal hipÃtese defendida nesta dissertaÃÃo à a de que o sujeito encarnado nas canÃÃes do pop rock nacional contemporÃneo apresenta caracterÃsticas de um sujeito pÃs-moderno. O estudo contou com a anÃlise das canÃÃes das bandas Engenheiros do Hawaii, TitÃs, Detonautas e CPM22, e a dos cantores/compositores Cazuza e Pitty, contemplando, dessa maneira, dois perÃodos do pop rock nacional contemporÃneo: as dÃcadas de 80-90 e a dÃcada de 2000.

ASSUNTO(S)

rock - brasil - histÃria e crÃtica pÃs-modernismo mÃsicos de rock - brasil linguistica canÃÃes - brasil - histÃria e crÃtica grupos de rock - brasil anÃlise do discurso

Documentos Relacionados