O jogo da tartaruga : um jogo para encenar LOGO

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1998

RESUMO

O objetivo deste trabalho é avaliar uma tarefa pedagógica ─ um micromundo ─ proposto para introduzir, de maneira lúdica, a Linguagem de Programação LOGO, no intuito de que esta seja apropriada “com sentido” por crianças que até então a desconheciam. Metodologicamente, valemo-nos da análise microgenética para analisar as estratégias ou os procedimentos que a criança cria, com o fito de atingir uma meta ou resolver um problema, buscando-se verificar igualmente em que medida ela usa a linguagem como instrumento organizador da ação para si e para o outro. A tarefa foi proposta considerando-se a iniciativa das crianças, sendo-lhe sido, então, delegado o controle da situação. Concluímos que o micromundo da tartaruga é uma proposta de ação inteligente que propicia às crianças uma tarefa realizável em tempo e espaços reais, por meio de uma interação reguladora entre seus participantes.

ASSUNTO(S)

jogos logo(linguagem de programação de computadores) informatica educação ensino auxiliado por computador

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