O despertar do músico para a educação musical: limitações e expectativas de sua atuação na sociedade / The awakening of the musician toward musical education: limitations and expectations of his/her work in society

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

A presente pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, na linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos. Trata-se da dissertação de Mestrado, em que foi realizado um estudo qualitativo que procurou compreender de que forma os músicos se descobrem educadores musicais. Os objetivos são descrever e analisar as forças e fragilidades em ambas as profissões, compreender como a família e a sociedade os reconhece e de que forma estes profissionais se conscientizam do seu papel social. A investigação buscou também compreender quais práticas sociais e acadêmicas favorecem o despertar do músico rumo à educação musical. Foram levantados questionamentos, inquietações e reflexões sobre a volta da música na matriz curricular da escola regular e a atual formação dos músicos e educadores musicais. Os autores centrais da linha ajudaram a construir uma base de fundamentação teórica que permitiu discutir o problema de pesquisa. O conceito experiência foi referenciado de Larrosa Bondia (2002), os conceitos de cultura, cultura popular e libertação foram embasados em Dussel (s/d). Educação, Diálogo, Libertação, entre outros vieram das contribuições de Paulo Freire (1979a; 1979b; 1992; 1993; 1996; 2000; 2001), além do conceito de prática docente fundamentado por Tardif (2002). Os conceitos de prática social e processos educativos foram construídos a partir do texto elaborado pelos docentes da linha de pesquisa. Os conceitos na área de arte-educação tiveram a contribuição de Barbosa(2009). Outras referências na área da Educação Musical ajudaram a construir o referencial específico, entre eles: Penna (2005), Kater (2004), Koellreutter (1977), Fonterrada (2005). A metodologia de coleta de dados utilizada foi entrevistas em grupo, o que promoveu o diálogo entre os participantes. Foram entrevistados quatorze formandos ou egressos do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP. O texto está organizado em três capítulos. Os resultados apontam que a descoberta da educação musical pelos músicos se dá em decorrência da experiência positiva, do envolvimento com o trabalho, e do vínculo que estabelecem com seus alunos. Podemos destacar também que as possibilidades de transformações pessoais e interpessoais ocorridas durante sua trajetória profissional favorecem, motivam e encorajam o professor a iniciar e dar continuidade na carreira.

ASSUNTO(S)

educação musical professores - formação práticas sociais e processos educativos música educacao educational processes social practices training of music educators musical education

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