O Corpo, a Imagem em Movimento e a Marionete: a cena contemporânea oriunda de formas [in]animadas
AUTOR(ES)
Ferraz, Renata
FONTE
Rev. Bras. Estud. Presença
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-08
RESUMO
Resumo: Por meio deste artigo busca-se encontrar possíveis formas de criação cênica a partir do entrecruzamento de tecnologias consideradas antagônicas, como é o caso do corpo em cena, da marionete e da projeção mapeada. Pretende-se, através desta reflexão, problematizar as hierarquias cênicas históricas, de modo a possibilitar a fusão entre os três expedientes em epígrafe, na perspectiva de que não seja possível subtrair nenhum deles do fazer teatral. Para levar a cabo tal reflexão, optou-se por analisar o espetáculo R.O.O.M. (Re-Organization Of Material), da companhia alemã Meinhardt Krauss Feigl (Cinematographic Theatre).
ASSUNTO(S)
imagem em movimento corpo em cena formas animadas projeção mapeada hibridismo
Documentos Relacionados
- Uma nova midia em cena: corpo, comunicação e clown
- O Corpo Performativo: questões da cena contemporânea
- A sombra de um corpo que se anuncia: corpo, imagem e envelhecimento
- Corpo, escola e vida : o uso do corpo, o movimento e a exploração do espaço como dispositivos para o aprender - discussões na formação de professores
- Corpo e imagem em movimento: há uma alma neste corpo