Uma nova midia em cena: corpo, comunicação e clown

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Esta tese tem por objeto de estudo os processos de comunicação e interação entre o corpo do ator e o ambiente de experimentação a partir da pesquisa da linguagem do clown no teatro. Essa linguagem requer um treinamento das habilidades perceptivas, da ação espontânea, do jogo e da improvisação, sempre em trâmite entre as ações cotidianas e as ações artísticas. O objetivo desta tese consiste em compreender esse treinamento como uma relação comunicativa entre corpo e ambiente de pesquisa teatral. O tema que a circunscreve refere-se às possibilidades de entendimento do corpo como mídia, ou seja, um ambiente complexo e povoado de signos e linguagens que expressa, informa e comunica a sua relação com outros ambientes, sempre aliando natureza e cultura. O corpo constitui um meio que manipula, multiplica, expande, troca, produz, retém e comunica informação. Essa compreensão fundamenta-se em pesquisas científicas desenvolvidas por um grupo transdisciplinar das chamadas Ciências Cognitivas, cujo foco consiste justamente em pesquisar como o corpo conhece e interage na relação com o ambiente, por meio de protocolos experimentais. Neste sentido, serão apresentados alguns argumentos fundamentados nas hipóteses dos neurocientistas Antonio Damásio, Andy Clark e Alain Berthoz. Entre outros aspectos, estes estudos enfocam quais os mecanismos que o organismo (humano) desenvolve para perceber, reagir e agir nas relações com e no mundo. O entrelaçamento teórico/prático entre diversos saberes sustenta a plausibilidade da hipótese de que o treinamento do clown habilita o ator a interagir com o ambiente no que ele manifesta de inusitado, diferente, polissêmico, porque ambos, ambiente e corpo do ator, estão repletos de movimentos inusitados, diferentes e surpreendentes.

ASSUNTO(S)

clown ciência cognitiva teatro communication body language corpo clown linguagem corpo humano na arte comunicação cognitive sciences

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