O cinema de Pedro Almodóvar Caballero / O cinema de Pedro Almodóvar Caballero
AUTOR(ES)
João Eduardo Hidalgo
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
O presente trabalho investiga a obra de Pedro Almodóvar Caballero, cineasta espanhol; mostrando que sua principal marca autoral é trabalhar com elementos da Cultura Pop, fundamentalmente a citação, pastiche e a paródia; mesclados com sua experiência pessoal, da infância em La Mancha, e da busca pela liberdade na Madri, de La Movida, do final do franquismo e da transição para a democracia. Usando a teoria da paródia, como fundamentação teórica, demonstram-se como os filmes de Almodóvar dialogam com textos fílmicos os mais variados, incorporando-os à sua narrativa e imprimindo nela uma marca original e internacionalmente reconhecível. Traça-se uma filmografia crítica da recepção de seus filmes, no contexto em que surgiram no cenário da cultura marginal underground dos anos 1970, e seu pleno desenvolvimento e maturidade no circuito comercial, a partir da década de 80. Centrando-se a análise em Todo sobre mi madre, demonstra-se o nível de diálogo estabelecido com a obra de John Cassavetes, Federico Fellini e na retomada de sua própria obra, como fonte de citação, como o diálogo estabelecido entre La flor de mi secreto/Todo sobre mi madre.
ASSUNTO(S)
pedro almodóvar la movida pedro almodóvar cinema espanhol paródia la movida madri pop culture spanish cinema parody pop madrileno
Documentos Relacionados
- CHICAS DEL MONTÓN: REPRESENTATION OF GENDER IN PEDRO ALMODÓVAR´S CINEMA
- As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar
- Humanismo crítico no cinema de Pedro Almodóvar: análise de linguagem e narrativa
- A CINEMA MADE OF LIVE RED: CINEMATOGRAPHIC STRATEGIES THAT ARE FEATURES OF FILMMAKER PEDRO ALMODÓVAR`S WORK
- A película do desejo: a subversão das identidades queers no cinema de Pedro Almodóvar