Cinema Espanhol
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. O CINEMA E A LITERATURA VÃO À GUERRA: O CONFLITO CIVIL ESPANHOL (1936-1939) NA PERSPECTIVA DE GEORGE ORWELL E KEN LOACH
Resumo A guerra civil espanhola (1936-1939), um dos acontecimentos emblemáticos do século XX, foi responsável por aglutinar uma geração de jovens escritores, poetas e artistas que consideravam o conflito como algo central em sua vida. Este artigo tem como objetivo analisar como alguns escritores e cineastas têm retratado a guerra civil espanhola em sua
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
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2. A micropolítica do desejo no cinema de Pedro Almodóvar: análise da primeira fase da obra do cineasta espanhol
O objetivo dessa pesquisa é observar de que maneira o cineasta espanhol Pedro Almodóvar utiliza, em suas primeiras produções, estruturas micropolíticas no plano da forma e do conteúdo, como uma diferente maneira de leitura da realidade, no sentido de romper com a herança deixada pelo general Francisco Franco que tinha como base a tríade Família-Esta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2011
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3. Carne de Fieras, Barrios Bajos e Aurora de Esperanza - o melodrama anarquista na produção cinematográfica da CNT, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) / Carne de fieras, Barrios Bajos and Aurora de esperanza: the anarchist melodrama in film production from CNT during the spanish civil war (1936-1939)
Considering the relation between History and Cinema, this present dissertation will ponder on the anarchist cinematographic production of CNT during the Spanish Civil War (1936-1939) through the analysis of three of its most important fiction works: Carne de Fieras (1936/1992), Barrios Bajos (1937) and Aurora de Esperanza (1937). They were structured in a cl
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2011
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4. SituaÃÃo de MÃdia: os meios de comunicaÃÃo na filmografia de Pedro AlmodÃvar / Media situation: the media in the filmography of Pedro AlmodÃvar
Apresentando como tema a filmografia de 17 longas-metragens comerciais do diretor espanhol Pedro AlmodÃvar, de âPepi, Luci, Bom y otras chicas del montÃnâ, de 1980, a âAbraÃos partidosâ, de 2009, esta dissertaÃÃo procura investigar de que forma sequÃncias fÃlmicas aqui nomeadas de situaÃÃes de mÃdia auxiliam o cineasta no desenvolvimento da nar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/08/2010
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5. Humanismo crítico no cinema de Pedro Almodóvar: análise de linguagem e narrativa
Este estudo visa a demonstrar como Almodóvar leva o espectador a penetrar nas motivações dos comportamentos considerados marginais pela sociedade. Consiste numa tentativa de compreender a habilidade de o cineasta espanhol abordar temas polêmicos, abrindo possíveis espaços para interpretações humanísticas mais profundas, mesmo em situações radicais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/07/2010
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6. O papel do cinema na construção da identidade da Cinelândia
A partir das transformações ocorridas nos espaços arquiteturais, sociais e urbanos do Rio de Janeiro nas últimas décadas do século XIX e início do século XX, a dissertação analisa o processo de inserção do cinema como objeto de ressignificação da Praça Marechal Floriano, nomeada Cinelândia na década de 1930. Supondo que este sentido empregad
Publicado em: 01/09/2009
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7. Mediale formen des Faust : von der mündlich tradierten legende zum film
Esta dissertação tem como objetivo investigar as relações entre os media - a imprensa, a fotografia, o filme, a Internet - e a literatura, focalizando especificamente as diversas formas que a matéria Fausto assumiu durante nos últimos 500 anos e suas inter-relações com as outras áreas sociais. Parte-se da convicção que estes medias exercem um pape
Publicado em: 2009
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8. A CINEMA MADE OF LIVE RED: CINEMATOGRAPHIC STRATEGIES THAT ARE FEATURES OF FILMMAKER PEDRO ALMODÓVAR`S WORK / UM CINEMA DO VERMELHO VIVO: ZONAS DE CRUZAMENTO CULTURAL E ESTRATÉGIAS CINEMATOGRÁFICAS EM VOLVER, DE PEDRO ALMODÓVAR
O objetivo desta pesquisa é uma análise das estratégias cinematográficas que são marcas específicas da obra do diretor espanhol Pedro Almodóvar, especialmente no que se refere às zonas de cruzamento cultural que evidenciam novas formas do posicionamento do sujeito no mundo. Para isto, realiza-se um desdobramento de certos elementos presentes na fonte
Publicado em: 2008
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9. Borderline stigmas, images from invisibility: deviance representations in Almodóvar / Marcas limítrofes, imagens do invisível: representações da marginalidade em Almodóvar
Esta dissertação apresenta uma análise das representações da marginalidade na obra cinematográfica de Pedro Almodóvar, com base na Sociologia do Desvio de Goffman, Becker e Elias, atualizada pela teoria de covering de Yoshino. A intenção do trabalho é problematizar a produção audiovisual do início da carreira do diretor manchego, de forma a comp
Publicado em: 2008
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10. Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by spanish filmmaker Pedro Almodovar / Representação do elemento narrativo mulher fatal : construção das personagens Zahara e Juan no filme Má Educação, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar
Abordo neste estudo a representação do elemento narrativo mulher fatal no filme Má Educação (2004) de Pedro Almodóvar. Tal elemento está constituído em duas personagens: a travesti Zahara e o ator Juan. Essas personagens funcionam como pontos reflexivos no filme porque possuem características transgressoras, já que, remetem à mulher fatal, persona
Publicado em: 2008
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11. Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by spanish filmmaker Pedro Almodovar / Representação do elemento narrativo mulher fatal : construção das personagens Zahara e Juan no filme Má Educação, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar
Abordo neste estudo a representação do elemento narrativo mulher fatal no filme Má Educação (2004) de Pedro Almodóvar. Tal elemento está constituído em duas personagens: a travesti Zahara e o ator Juan. Essas personagens funcionam como pontos reflexivos no filme porque possuem características transgressoras, já que, remetem à mulher fatal, persona
Publicado em: 2008
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12. O cinema de Pedro Almodóvar Caballero / O cinema de Pedro Almodóvar Caballero
O presente trabalho investiga a obra de Pedro Almodóvar Caballero, cineasta espanhol; mostrando que sua principal marca autoral é trabalhar com elementos da Cultura Pop, fundamentalmente a citação, pastiche e a paródia; mesclados com sua experiência pessoal, da infância em La Mancha, e da busca pela liberdade na Madri, de La Movida, do final do franqu
Publicado em: 2007