O Brasil urbano no cinema dos anos 1960: Curitiba melancólica em Lance Maior, de Sylvio Back (1968)
AUTOR(ES)
Kaminski, Rosane
FONTE
Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2012-06
RESUMO
Este texto analisa imagens de Curitiba enquanto personagem do filme Lance Maior, de Sylvio Back (1968). O objetivo é refletir sobre as contradições sociais que acompanharam o processo de modernização urbana naquela cidade nos anos 1960, conforme evocadas pelo filme. Além da análise reflexiva de trechos do filme, em alguns momentos são cotejadas as formas usadas por Person no filme São Paulo S/A (1965) e por Back para representar a paisagem da cidade moderna. Assim, pondera-se sobre o lugar de Lance Maior no cenário do cinema brasileiro dos anos 1960, visto que a representação dos dilemas urbanos perpassa diversos filmes feitos naquela década.
ASSUNTO(S)
curitiba anos 1960 cinema sylvio back modernização urbana
Documentos Relacionados
- A geração dos anos de 1960: o peso de uma herança
- Fitossociologia de trechos da vegetação do Complexo de Campo Maior, Campo Maior, PI, Brasil
- A crise dos paradigmas no cinema brasileiro: o caso Deus e o diabo na terra do sol (1964) e Bandido da luz vermelha (1968)
- O futebol na formação de crianças nos anos 1960: imaginário, organização e uma caixa de sapatos
- São Paulo no cinema: a representação da cidade nos anos 1960