Narrativas sobre o processo de modernizar-se: uma investigação sobre a economia política e simbólica do artesanato recente em Florianópolis, Santa Catarina, BR

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta investigação tem por propósito mapear e interpretar as estratégias e dispositivos narrativos (verbais e objetualizados), utilizados nos processos de atualizações biográficas (pessoais e dos sistemas de objetos) de artesãos (ãs) modeladores de cerâmica folclórica; acionados com o propósito de inserir a si (qual autor-artista) e sua produção (qual objeto cultural) num tipo de circuito de circulação econômica, simbólica e política na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Para isso, optei por duas estratégias metodológicas: a entrevista narrativa auto-biográfica, também denominada história de vida; e o estudo de caso. A primeira estratégia foi utilizada para a coleta de enunciados narrativos (verbais) extensos de artesãos (ãs) modeladores do barro, sobre suas trajetórias de vida, o aprendizado das técnicas e estéticas artesanais, as formas e as condições de produção artesanal, sua relação com os circuitos de circulação e consumo, assim como com o sistema de objetos artesanais. Esta primeira estratégia metodológica conta com dois dispositivos: a (re)construção de narrativas e sua interpretação por meio dos fragmentos narrativos. Através destes, foi possível (re)construir os gêneros narrativos, configurar as performances atuadas por aqueles (as) narradores (as) e explicitar as estratégias e dispositivos de que estes (as) lançam mão para sua atualização biográfica, ou seja, para as narrativas de modernizar-se. A segunda estratégia metodológica - o estudo de caso - foi utilizada como meio de acesso aos sentidos e significados de textos narrativos (objetualizados) inscritos na superfície dos objetos artesanais, resultado do trabalho (gestualidade plástica) daqueles (as) narradores (as). Tomo como caso privilegiado o conjunto de Boi-de-Mamão, e a sua performance dramática como diacríticos dos significados que pretendo explicitar. Estes objetos são entendidos teoricamente como narrativas (enunciados) que explicitam sob outras formas os conflitos entre grupos subalternos e hegemônicos. Tais conflitos que expõem as estratégias de subordinação, assim como aquelas de resistências - ou seja, as disputas políticas, que constituem os enquadramentos sócio-históricos de um tipo de arena que configura uma economia política e simbólica do artesanato/cultura popular. Por meio desta estratégia foram mapeadas e interpretadas as atualizações biográficas disponíveis e aceitáveis aos objetos num contexto urbano recente; sua circulação e consumo em um circuito econômico e simbólico/cultural; e a configuração deste sistema de objetos na forma de "obra" de um tipo de arte popular (objeto cultural) que participa, ou tensiona um tipo de história da arte ocidental recente e sua crítica. Pela utilização destes procedimentos metodológicos, acredito ter construído uma panorâmica dos processos de atualização biográfica de homens e mulheres modeladores do barro, de seu trabalho e das "coisas" resultado deste trabalho, explicitando sua agência como instância mediadora das escolhas

ASSUNTO(S)

modernidade artesanato ciencias humanas cultura popular - santa catarina

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