Incentivos para a certificação da qualidade no sistema de produção integrada de frutas (PIF): um estudo de casos na cadeia produtiva da maça.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Com o aumento do volume consumido de produtos in natura, como os de FLV (frutas, legumes e verduras), produtores e beneficiadores fornecedores de frutas têm procurado por mecanismos que promovam a diferenciação do produto, conferindo atributos de qualidade e segurança ao alimento e ao processo produtivo. Certificados da qualidade de frutas com aceitação internacional são uma alternativa para os produtores fornecedores de frutas quebrarem barreiras não-tarifárias impostas por mercados importadores e para aumentar a competitividade dos negócios. Entre as várias certificações da qualidade disponíveis no mercado de frutas está a Produção Integrada de Fruta (PIF), legalizada no Brasil inicialmente na cultura da maçã. O objetivo desta dissertação é analisar os vínculos causais da adoção da Produção Integrada de Maçãs (PIM) por diferentes agentes do segmento de produção e beneficiamento da cadeia produtiva da maçã, explorando os incentivos por meio dos que estimulam os agentes a implantarem a certificação na PIM. O método definido como estratégia para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de casos em cinco empresas do município de São Joaquim, duas em processo de implantação da certificação e três com experiência na comercialização de frutas certificadas na PIM. A pesquisa conclui que os incentivos à implantação da certificação da PIM estão atrelados, em parte, a necessidade dos agentes do mesmo segmento, e com interesses em comum, em buscarem a competitividade da empresa rural adotando estratégias competitivas semelhantes às dos principais concorrentes. Todavia os incentivos também estão atrelados a força dos agentes com maior inserção na cadeia (integração vertical) de produção que transmitem aos agentes de fornecimento cadeia as suas próprias condições de demanda de mercado. Mesmo não recebendo incentivos de preço, os agentes da produção e beneficiamento encontram benefícios indiretos com a PIM, principalmente no controle das atividades de manejo da produção agrícola.

ASSUNTO(S)

maçã certificação certification integration fruits production produção integrada de frutas cadeias agroindústriais quality gestão da qualidade engenharia de producao apple

Documentos Relacionados