História, ficção e memória nos espaços fantásticos de A Jangada de Pedra: uma (a)ventura ibérica

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

10/02/2012

RESUMO

No presente estudo, que tem como foco de abordagem A Jangada de Pedra, de José Saramago, pretende-se demonstrar de que forma o Fantástico contribui para o autor relacionar a História de Portugal e Espanha à ficção narrada no romance. Ao transformar a península em uma enorme barca de pedra, que flutua à deriva pelo oceano, o escritor volta a atenção do leitor para a questão do espaço ibérico, demonstrando aspectos relacionados ao passado e ao presente daquela região. Assim, Saramago não só transformou o discurso historiográfico em discurso literário, como o fez de uma maneira extrema: com fatos insólitos, que fogem à esfera do racional. Dessa forma, ao envolver a relação entre espaço e poder, o romance possibilita reflexões acerca da História, da memória e da identidade do povo ibérico. Para tanto, o embasamento teórico sobre as espacialidades será realizado a partir das teorias de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Para embasar as reflexões acerca do Fantástico, serão utilizados os estudos de Tzvetan Todorov, Remo Ceserani, Filipe Furtado e Louis Vax; para fundamentar a relação entre História e Literatura, os estudos de Linda Hutcheon e de Antonio Esteves serão abordados. No que diz respeito às questões da memória coletiva e da identidade do povo ibérico, serão utilizadas as teorias de Maurice Halbwachs, Jacques Le Goff e Eduardo Lourenço.

ASSUNTO(S)

metaficção historiográfica espaço fantástico memória a jangada de pedra teoria literaria literatura portuguesa - história e crítica saramago, josé, 1922-2010 - crítica e interpretação saramago, josé, 1922-2010 - a jangada de pedra historiografic-metafiction space fantastic memory

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