A Jangada De Pedra
Mostrando 1-4 de 4 artigos, teses e dissertações.
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1. Demasiado humanos, mundanos e situados: universais, em língua portuguesa
RESUMO: Este artigo aborda três autores de língua portuguesa, procurando situá-los com base em certos questionamentos aportados por teorias do pós-colonial, e afinados com uma provocação lançada por Saramago, em um romance de 1986. Começo considerando essa provocação, no A jangada de pedra, sobre a integração de Portugal à Europa, ao Ocidente. C
Gragoatá. Publicado em: 2022
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2. Da estátua à pedra: percursos figurativos de José Saramago
O propósito deste ensaio é desenvolver uma leitura comparativa, por aproximação e contraste, de quatro romances de José Saramago. Recorte no amplo universo do romancista português, o trabalho levanta questões que possibilitam um ordenamento das leituras sobre sua obra a partir de um exame detido de um romance de sua fase mais nacional: A jangada de Pedra, em contraposição à trilogia constituída por Ensaio sobre a cegueira, Todos os nomes e A caverna. A obra busca explicitar espelhamentos e refrações entre A Jangada de Pedra e Ensaio sobre a cegueira, bem como as muitas ressonâncias entre Ensaio sobre a cegueira, Todos os nomes e A caverna, e assim delinear um horizonte de convergências estruturais e/ou temáticas perceptível no confronto das obras. Tal estratégia possibilita à autora depreender e apontar a marca narrativa que articula a variedade ficcional de cada romance, os quais agrega sob uma rubrica comum, mostrando que temas, figuras, mitos, símbolos, procedimentos narrativos e outros recursos que deles emergem configuram Saramago como romancista que “sendo a cada vez outro, é sempre o mesmo”.
Autor(es): Ferreira, Sandra
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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3. História, ficção e memória nos espaços fantásticos de A Jangada de Pedra: uma (a)ventura ibérica
No presente estudo, que tem como foco de abordagem A Jangada de Pedra, de José Saramago, pretende-se demonstrar de que forma o Fantástico contribui para o autor relacionar a História de Portugal e Espanha à ficção narrada no romance. Ao transformar a península em uma enorme barca de pedra, que flutua à deriva pelo oceano, o escritor volta a atenção
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/02/2012
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4. AQUI O MAR ACABA E A TERRA PRINCIPIA: O LUGAR QUE SE REVELA EM A JANGADA DE PEDRA / AQUI O MAR ACABA E A TERRA PRINCIPIA: THE PLACE ANNOUNCES ITSELF IN A JANGADA DE PEDRA
Esta dissertação abarca uma leitura analítica do romance A Jangada de Pedra, com o intuito de penetrar na estética de uma ficção que, valendo-se da tradição de navegadores dos povos ibéricos, cria uma viagem mágica, em que é a própria terra que erra por sobre os mares: navegante a terra, caminhantes os seus heróis. Neste espaço utópico, reverd
Publicado em: 2006