Fundos de ações com benchmark em renda fixa mais do que compensam o investidor relativamente aos fundos com benchmark em renda variável?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

20/05/2011

RESUMO

Este trabalho estuda o diferencial de retorno entre fundos de ações com benchmark em índices de renda fixa e fundos de ações com benchmark em índices de renda variável. A escolha de um índice de renda fixa como benchmark para um FIA, em média tende a ser pior para o cotista, pois gera um potencial de ganho financeiro para o gestor não associado ao real valor por ele criado. Portanto, como a remuneração dos gestores através da taxa de performance depende em parte do benchmark escolhido, fundos com benchmark em renda fixa deveriam apresentar melhores desempenhos a fim de compensarem seus cotistas por este custo. Os resultados encontrados sugerem que os gestores de fundos com benchmark em renda fixa obtêm um retorno líquido de taxas de performance e administração superior para seus cotistas e também apresentam uma menor correlação com o Índice Bovespa.

ASSUNTO(S)

taxa de performance fundos de ações benchmark em índice de renda variável benchmark em índice de renda fixa remuneração de gestores performance-fee equities funds fixed-income benchmark stocks index benchmark portfolio managers recompense fundos de investimento ações (finanças)

Documentos Relacionados