Formação continuada em uma concepção crítico-reflexiva: desafios aos coordenadores-formadores de professores nas escolas da rede municipal de São Luís. / AS trainer of teachers in a critical-reflexive conception, in the context of the schools in the Municipality of São Luís-MA.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

RESUMO O presente estudo está vinculado a Linha de Pesquisa de Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. O objetivo central do trabalho é analisar o papel do Coordenador Pedagógico como formador de professores em uma concepção crítico-reflexiva, no contexto das escolas da Rede Municipal de São Luís MA. São discutidas as possibilidades e limites da formação que ocorre na escola e o papel dos formadores nesse contexto. Inicialmente apresenta-se o percurso metodológico onde se destacam os sujeitos e o contexto da pesquisa, os procedimentos e instrumentos utilizados e faz-se uma síntese das lições aprendidas e das fontes de informação que serviram de base para a análise. Em seguida, discute-se a evolução do processo de formação de professores no Brasil, especialmente a partir dos anos 70, passando pelos anos 80 e chegando aos dias atuais. Consideram-se duas vertentes no âmbito das discussões sobre a formação docente, a primeira voltada para uma perspectiva transmissiva, a qual tem se buscado superar e, outra, em evidência nos últimos anos, que é a questão da formação crítico-reflexiva. No terceiro capítulo, o tema em discussão é a escola como lócus privilegiado da formação docente. Daí em diante a ênfase recai sobre a análise dos dados, a qual é feita no quarto capítulo. Por meio de entrevistas semi-estruturadas as informações foram colhidas junto a quatro coordenadores-formadores que atuam em escolas da Rede Municipal de São Luís MA (RMSL-MA), em diferentes segmentos da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos). A escolha dos sujeitos da pesquisa recaiu sobre aqueles (as) que têm conseguido mobilizar os professores e são reconhecidos pelo seu sucesso no trabalho. Apresentam-se boas situações de formação na escola, por considerar que estas possam sinalizar elementos importantes para um processo de avaliação na Rede Municipal de São Luís MA. Tomando por base os dados analisados, conclui-se que, para atuar como formador de professores na escola, é importante que se atue em uma perspectiva crítico-reflexiva. Destaca-se por fim, que ser formador é uma função desafiadora: por não ser prescritiva, sua atuação implica, não considerar o contexto de atuação em que apenas as situações pareçam claras e distintas, mas, ao contrário, muitas vezes, o formador atua diante das urgências e das incertezas.

ASSUNTO(S)

reflexão(filosofia) professores - formação - são luís(ma) concepção crítico-reflexiva pedagogical coordinator escolas municipais - são luís(ma) educação permanente - são luís(ma) prática de ensino - são luís(ma) formadores de professores na escola. coordenador pedagógico trainers of teachers in the school. educacao permanente formação continuada keywords: training continued criticalreflective conception

Documentos Relacionados