Financing urban infrastructure by means of real estate increase in value: a comparative study os mechanisms of four countries. / Financiamento da infraestrutura urbana com base na valorização imobiliária: um estudo comparado de mecanismos de quatro países.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O trabalho é uma análise comparada de cinco mecanismos de política urbana praticados em quatro países diferentes: EUA, França, Colômbia e Brasil. Esses mecanismos têm como característica principal o financiamento de melhorias na infraestrutura urbana, com recursos gerados por parte da valorização imobiliária, e apropriados por meio desses mecanismos. São eles: Transfer of Development Rights (TDR) nos EUA, Leyes de la Plusvalia na Colômbia, Zones d´Aménagement Concertée (ZAC) na França, CEPACs e Outorga Onerosa em São Paulo, Brasil. O objetivo do trabalho é identificar princípios e regras comuns entre eles, e analisar suas diferenças mais significativas, e as razões para isso. Os mecanismos são apresentados individualmente e, em seguida, comparados quanto a suas características principais: histórico e objetivos de sua implantação, estrutura legal, método de formação do preço ou valor a ser pago, momento do pagamento e eficácia na geração de benefícios urbanísticos.

ASSUNTO(S)

increase in land value tdr instrumentos de política urbana cepac operações urbanas zac outorga onerosa mecanismos de política urbana urban policy instruments zac cepac valorização imobiliária outorga onerosa tdr urban policy mechanisms

Documentos Relacionados