Evaluation and determination of factors influencing dairy cows productivity: health and reproductive aspects. / Determinação e avaliação de fatores que afetam a produtividade de vacas leiteiras: aspectos sanitários e reprodutivos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi determinar e avaliar os fatores sanitários e reprodutivos capazes de afetar a produtividade de vacas leiteiras. Pesquisou-se por meio de dois estudos correlacionais os efeitos de ocorrências sanitárias no periparto e seus respectivos fatores de risco sobre a produção de leite no pico e aos 305 dias em lactação, e os fatores de riscos para falhas na concepção ao primeiro serviço pós-parto (CPS). Para concretizar o objetivo deste trabalho, foram coletados mensalmente durante os anos de 2001 e 2002 dados de um rebanho comercial de vacas leiteiras de raça holandesa, localizado no Estado de São Paulo. Para a realização do primeiro estudo foram usadas 15.613 observações e para a análise estatística dos dados foram utilizadas a regressão logística e a análise de regressão múltipla. Os resultados obtidos nestas análises demonstraram que as doenças do periparto e seus fatores de risco afetaram a produção de leite com diferentes efeitos em função do número de lactações, exigindo desta maneira maior cuidado com adoção de medidas profiláticas para serem evitadas doenças e para maximizar a produção de leite dos animais. Foram usadas no segundo estudo 13.594 observações e os dados foram analisados estatisticamente por meio de regressão logística, calculando-se a razão das chances no isolamento dos fatores de risco e na associação entre os riscos para sucesso ou falha na CPS. Os resultados obtidos indicaram que os principais fatores de risco foram o número da lactação, a época do ano ao primeiro serviço, a ocorrência de doenças no periparto, a relação entre as porcentagens de gordura e proteína do leite (RGP) e as alterações no escore de condição corporal (ECC). Os animais de primeira lactação apresentaram maior chance de sucesso ao primeiro serviço do que os animais multíparos. As vacas cobertas no período do inverno apresentaram, aproximadamente, cinco vezes mais chances de CPS do que as vacas cobertas no verão. Os animais que apresentaram doenças no periparto tiveram menor sucesso de concepção que os animais sadios. Os animais que apresentaram melhor condição ruminal, determinada pela RGP, principalmente durante o período de verão, tiveram melhor concepção do que os animais com RGP reduzida no verão. O ECC adequado nas diferentes fases produtivas das vacas (secagem, parto e cobertura) demonstrou ser uma importante ferramenta para identificar as vacas com risco de insucesso na concepção ao primeiro serviço.

ASSUNTO(S)

produtividade animal vaca leiteira animal health dairy cow reprodução animal saúde animal animal productivity animal reproduction

Documentos Relacionados