Eu e o outro no centro: uma reflexão acerca dos processos de identificação no espiritismo. / I and other in center: one reflection about of processes of identification in spiritism.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Constituindo-se no bojo temático Modernidade, Religião e Identidade o propósito que norteou todo o trabalho dissertativo refere-se à compreensão dos processos e elementos que entram em jogo para a construção de identificações no espiritismo e prováveis reorientações existenciais. Com a finalidade de contemplar tal objetivo foi realizado trabalho de campo durante dois anos e meio em um centro espírita de grande porte na cidade de Salvador, entrevistas e aplicação de quinze questionários gravados com os participantes da instituição. Os resultados da pesquisa estão refletidos na estruturação dissertativa em quatro capítulos. Em dois deles procuro problematizar religião, modernidade e possíveis relações entre ambos; a emergência da Razão e do Sujeito Reflexivo; e a conformação cosmológica e histórica do espiritismo dialogando com outras instâncias sociais modernas. No capítulo intermediário foi abordado a estrutura organizativa e funcionamento do centro espírita levando em consideração seus rituais e práticas; e por último, analisados os processos de identificação contribuidores de redefinições de contextos e sujeitos em dimensões que abrangem reflexividade, corporalidade e performance.

ASSUNTO(S)

reflexivity processes of identification embodiment corpo reflexividade spiritism espiritismo processos de identificação ciencias humanas

Documentos Relacionados