Estudo experimental e quantitativo da reinervação muscular após regeneração de nervos no interior de próteses tubulares. / Experimental and quantitative study of muscle reinnervation after nerve regeneration within tubular prosthes.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/06/1993

RESUMO

Objetivamos o estudo quantitativo e temporal do padrão de inervação do músculo extensor longo dos dedos (edl), após transecção do nervo ciático em camundongos e reparo imediato pela técnica de tubulização. Assim, o músculo edl apresentou-se desnervado na segunda semana após a tubulização. Todas as fibras musculares do edl estavam reinervados na sexta semana após o implante da protese tubular. Entre a sexta e a quadragesima semanas pós-implante a proporção de fibras musculares do edl com mono e poli-inervação aumentou de 3:1 para 4:1. Na quadragésima semana após o implante do tubo foi atingida a porcentagem máxima (80%) de inervação troncular das placas motoras do edl mono-inervadas. Mesmo com tempos prolongados de sobrevivencia após implante, não houve estabilização do padrão de origem das fibras nervosas que convergiam para as placas poli-inervadas do edl. A mono-inervação troncular foi readquirida por 65% das fibras musculares do edl dos animais tubulizados, padrão encontrado em 100% das fibras musculares do edl dos animais não operados. Os padrões morfometricos de reinervação do músculo edl foram idênticos, a partir do terceiro mes, entre o grupo de animais com secção e tubulização do nervo ciatico e o grupo com simples esmagamento do nervo, evidenciando padrão similar de reinervação muscular a longo prazo.

ASSUNTO(S)

endplate histochemistry histoquímica muscle músculo nerve regeneration nerves nervos nervous system placa motora regeneração nervosa sistema nervoso

Documentos Relacionados