Efeitos de dietas com diferentes conteúdos de ácidos graxos ômega-3 no metabolismo energético - modulação da função dos peroxissomos. / Effects of diets with different omega 3 fatty acids content on energy metabolism - modulation of peroxisomes function.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/04/2011

RESUMO

Ácidos graxos ácidos saturados induzem resistência à insulina, enquanto ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 previnem. Camundongos Swiss foram tratados com dieta controle e dietas contendo óleo de peixe a 4% (NFO) e 40% (HFO) ou banha de suínos a 4% (NL) e 40% (HL) por oito semanas. O grupo HFO apresentou menor massa gorda e peso corpóreo em relação ao HL. Nos grupos NFO e HFO, a insulinemia, glicemia basal e aquela durante o teste de tolerância à glicose foi menor em relação ao HL. Apesar de não haver diferenças no conteúdo de triacilgliceróis no músculo esquelético, o grupo HFO apresentou 60% menos triacilgliceróis no fígado que nos grupos NL e HL. O menor consumo de oxigênio associado ao aumento da oxidação parcial do ácido palmítico e da atividade da acil CoA oxidase no fígado dos animais HFO, indicam maior oxidação peroxissomal de AG. Este processo demanda a metabolização de maior número de moléculas de AG, contribuindo para o menor acúmulo de gordura e preservação da tolerância à glicose.

ASSUNTO(S)

Ácidos graxos diabetes mellitus diabetes mellitus diet dieta energy metabolism fatty acids glicose glucose metabolismo energético peroxisome peroxissomos

Documentos Relacionados