Do Memorial ao Uberlândia Clube: deslocamentos urbanos e temporais

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Do Memorial ao Uberlândia Clube deslocamentos urbanos e temporais propõe o estudo da pintura Memorial produzida pelo artista Caetano de Almeida, dentro do Projeto Arte na Cidade, ocorrido em Uberlândia em 1995. O projeto foi promovido e realizado pelo Departamento de Artes Plásticas desta Universidade e contou com o apoio da Prefeitura Municipal. A temática discutida naquele foi a cidade, assim como assuntos relativos às instalações no contexto urbano das obras produzidas durante o evento, uma vez que as mesmas, passariam automaticamente a configurar um acervo público. O presente estudo busca compreender, através de Memorial, como Caetano de Almeida interpretou e recriou os espaços urbanos da cidade, sobretudo, perceber a ressonância de sua prática artística no imaginário local da cidade. Enfocamos a problemática da socialização dos elementos plásticos culturais dentro da complexidade espaço-temporal da trama urbana em Uberlândia. Metodologicamente, cruzamos os campos da História Cultural, Teoria e História da Arte, Antropologia e Urbanismo e ancoramos o estudo em pensamentos de Roger Chartier, Paul Ricoeur, Peter Burke, Pierre Bourdieu, Jean Paul Fitoussi, Pierre Rosanvallon, Jesús Martín Barbero, entre outros. Gilberto Velho, Marc Augé e Michel de Certeau auxiliam quanto à ação do indivíduo na sociedade contemporânea. As questões plástico-visuais urbanas são abordadas através de Giulio Carlo Argan, Nelson Brissac Peixoto e Tadeu Chiarelli. Pensamentos de Umberto Eco, Roland Barthes, Michel Foucault são guias para as análises da obra.

ASSUNTO(S)

arte contemporânea arte e história contemporary art história cultural arte moderna - séc.xx cultural history historia cidade cidades e vilas city

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