Cotidianos sonoros na constituiÃÃo do habitus e do campo pedagÃgico musical: um estudo a partir dos relatos de vida de professores da UFC / Quotidian sonorous in the constitution of the habitus and the musical pedagogical field: a study from the stories of life of professors of the UFC

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/05/2009

RESUMO

Esse estudo se desenvolve no Ãmbito da EducaÃÃo Musical, fundindo, portanto, em sua discussÃo, dois campos: o campo da EducaÃÃo e o campo da MÃsica. Apresenta uma reflexÃo sobre a educaÃÃo musical no Brasil a partir do recorte da formaÃÃo do educador musical. Nessa inter-relaÃÃo, educaÃÃo/mÃsica, buscou compreender como os professores de um curso de educaÃÃo musical se constituÃram em docentes dessa Ãrea, detendo o olhar sobre suas trajetÃrias de vida. Assim, o objetivo do estudo foi investigar o processo de constituiÃÃo do habitus e do campo pedagÃgico-musical na trajetÃria de docentes do curso de EducaÃÃo Musical da UFC. O aporte teÃrico que sustenta essa pesquisa à a Praxiologia ou Teoria das estruturas sociais de Pierre Bourdieu, por procurar desvelar o que subjaz aos fenÃmenos e manifestaÃÃes sociais. Essa abordagem mostra-se tambÃm de grande valor por buscar na interaÃÃo entre os agentes (indivÃduos e os grupos) e as instituiÃÃes, encontrar uma estrutura historicizada que se impÃe sobre os pensamentos e as aÃÃes. A literatura encontrada sobre a temÃtica, apresentou o campo musical, como Ãrea de conhecimento (SOUZA,1996, 2001a, 2001b e DEL BEM, 2001, 2003); como espaÃo de relaÃÃes locais, (BOZON, 2000) e o campo musical de Fortaleza a partir da dÃcada de 1950 (MATTOS, 2007 e SCHRADER, 2002). Nesse caso, o estudo mostrou-se oportuno por preencher uma lacuna existente na literatura, ao abordar a leitura social do contexto do curso de EducaÃÃo Musical da UFC. Tal fato se explica pelo foco dado a um contexto de discussÃes atà entÃo nÃo elucidadas, quanto à tardia emergÃncia desse agente no campo musical de Fortaleza. A investigaÃÃo adotou procedimentos indicados pela abordagem de pesquisa do tipo qualitativa por interessar-se mais pelo processo do que pelos resultados e, por considerar que o âsignificadoâ que as pessoas atribuem Ãs coisas e à sua vida sÃo focos de atenÃÃo especial para o pesquisador (LUDKE e ANDRÃ,1986). Assim, as entrevistas narrativas de histÃria de vida compuseram os instrumentos de coleta de dados, sendo utilizados como ferramentas de registro o diÃrio de campo e o gravador. A pesquisa mostra que os sujeitos se formam em mÃltiplos espaÃos, tempos e contextos, observando que essa constituiÃÃo do ser nÃo se dà com base em grandes acontecimentos ou forjada por amplas revoluÃÃes e rupturas. Ela emerge sutilmente das experiÃncias cotidianas que os agentes vivenciam em suas histÃrias. Inicia no ciclo familiar, que em um processo de socializaÃÃo bÃsico, fornece o suporte para as experiÃncias subseqÃentes, apreciadas no Ãmbito das aprendizagens escolares. A partir destas, sÃo construÃdos uma sÃrie de artefatos que jà se manifestam como culturais na expressÃo de costumes, crenÃas, comportamentos, valores, instituiÃÃes e regras morais. Nesse aspecto, o habitus se assemelhou à cultura e a forma como eles foram se apropriando desses componentes culturais esculpiu os sutis contornos de uma identidade fÃsica/espacial, social e cognitiva, forjada no contexto de suas trajetÃrias.

ASSUNTO(S)

educaÃÃo musical trajetÃrias habitus campo educacao formaÃÃo musical education trajectories habitus field formation professores â formaÃÃo â mÃsica mÃsica â instruÃÃo e ensino

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