Condicionantes socioambientais urbanos associados à ocorrência de dengue no município de Araraquara / Urban socio-environmental factors associated with the incidence of dengue fever in Araraquara city.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/03/2012

RESUMO

Introdução: Estima-se que 2,5 bilhões de pessoas vivam em áreas de risco de dengue, em mais de 100 países endêmicos. Mais de 50 milhões de infecções ocorrem anualmente com 500.000 casos de dengue hemorrágica e 22.000 mortes, principalmente entre crianças. A cidade de Araraquara apesar de apresentar boas condições sociais e econômicas, tem apresentado graves epidemias de dengue na última década. Objetivo: Este estudo examinou os fatores socioambientais urbanos associados à incidência de dengue em Araraquara, que é uma cidade de médio porte localizada no interior do estado de São Paulo, na região sudeste do Brasil nos anos de 1998 a 2008. Métodos: Foi realizado um estudo ecológico longitudinal, no qual foram avaliados dados de incidência de Dengue notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) em todas as semanas epidemiológicas dos anos de 1998 a 2008, no município de Araraquara. As variáveis socioambientais urbanas investigadas foram extraídas do censo demográfico, de imagens de satélite e de planos de informações georreferenciados do ambiente construído. As variáveis meteorológicas investigadas foram obtidas a partir de uma estação automática com mediçoes diárias para todo o período analisado. Para investigar o padrão espaço temporal da distribuição da incidência de dengue no município, foram utilizadas as técnicas de análise exploratória de dados espaciais. Para investigar o efeito independente de variáveis socioambientais urbanas sobre a ocorrência de casos de dengue nos setores censitários de Araraquara, ao longo do período de 1998 a 2008, foram utilizados modelos de análise multivariada para dados longitudinais, por meio de equações de estimação generalizadas (GEE, Generalized Estimating Equations). Resultados: foram identificados padrões sazonais da incidência de dengue. Foram observados efeitos significativos de variáveis sociombientais urbanas, incluindo as variáveis meteorológicas, epidemiológicas e do ambiente construído, como fatores de risco à ocorrência de dengue e estes fatores variam no tempo e no espaço. Conclusão: os resultados mostraram a complexidade dos fatores associados à incidência de dengue no município de Araraquara, que envolve fatores socioambientais urbanos, em diferentes escalas espaciais e temporais. A consideração dos fatores no planejamento de políticas públicas pode ser importante para o enfrentamento desse grave problema de saúde urbana.

ASSUNTO(S)

análise espacial e temporal gis gis dengue dengue epidemiologia epidemiology saúde urbana spatial-temporal analysis urban health

Documentos Relacionados