CLASTRIN - Um Classificador de Tráfego de Aplicações Internet Utilizando a Abordagem "Um-Contra-Todos" / CLASTRIN - um Classificador de Tráfego de Aplicações Internet Utilizando a Abordagem "Um-Contra-Todos"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Neste trabalho, apresenta-se uma proposta de um classificador de aplicações presentes no tráfego Internet. A proposta deste classificador é utilizar informações estatísticas coletadas dos fluxos de dados e identificar a menor quantidade de discriminantes estatísticos capazes de distinguir os fluxos de determinada classe de aplicação dos demais, separando-os em grupos. Para a realização desta classificação a metodologia apresentada se baseia na divisão de um problema de classificação de 1 para N em N problemas de classificação 1 para 1 (abordagem um contra todos one-against all). A geração dos conglomerados de dados é realizada através da análise de agrupamentos (método de estatística multivariada) utilizando-se de um método não hierárquico (K-Médias K-Means) em conjunto com técnicas de aprendizagem de máquina supervisionada. A metodologia apresentada parte do princípio que o melhor conjunto de variáveis para classificar uma determinada aplicação não é o mesmo para classificar N aplicações. Comparativamente a outros métodos estudados, este trabalho inovou ao apresentar uma redução do número de variáveis (features) a serem analisadas através de um método estatístico computacionalmente simples, que pode ser utilizado em outros conjuntos de dados (traces). Foi obtida uma média de acerto na classificação dos fluxos das classes sob análise de 74,40% e média de falsos negativos de 5,98%. Palavras-chave: Redes de Computadores; Discriminantes Estatísticos; Classificação de Tráfego; Estatística Multivariada; Análise de Agrupamentos; Aprendizagem de Máquina.

ASSUNTO(S)

sistemas de informacao redes de computadores - dissertaÇÕes internet - dissertaÇÕes estatÍstica multivariada - dissertaÇÕes

Documentos Relacionados