Cartografias culturais na periferia de Caruaru: Hip hop, construindo campos de luta pela cidadania
AUTOR(ES)
Adjair Alves
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
Os jovens residentes em favelas tÃm sido objeto de estigmas, rÃtulos que em muito tem contribuÃdo para eliminar suas oportunidades de inserÃÃo social. Privados muitas vezes do exercÃcio de sua cidadania, por um lado, por terem, as condiÃÃes de construÃÃo de sua vida econÃmico-social reduzidas, e isto porque dificilmente haverà chances para eles no mercado de trabalho. Por outro, por estarem ligados a estes espaÃos sociais marcados por estigmas, o que os tornam o tempo todo vÃtimas de situaÃÃes de violÃncia; um âuniverso monstruosoâ, âuma prisÃoâ. Em nossa investigaÃÃo buscamos compreender como os jovens do Morro Bom Jesus e bairro CentenÃrio, em Caruaru, lidam com estes estigmas construindo resistÃncias, e mais, como eles sÃo capazes de criarem alternativa à criminalidade, a partir das atividades culturais e artÃsticas do movimento hip hop, que se apresenta, a eles, como espaÃo de profissionalizaÃÃo. Campo de construÃÃo de cidadania. Buscamos investigar como as formas preconceituosas com que sÃo tratados, sÃo apropriadas com criatividade, ressignificadas positivamente. Para aqueles jovens, os estigmas estÃo relacionados Ãs formas como eles lidam com o cotidiano da favela, como eles entendem as razÃes que levam seus pares ao mundo da criminalidade. Apossando-se dos estigmas com que sÃo tratados, ressignificando-os, constroem um processo de alianÃas com objetivo claro de identificarem alternativas à vida na favela, desviando assim seus pares da âvida bandidaâ. Assim, concluo por afirmar que os discursos destes jovens no contexto social da favela estruturam representaÃÃes de sua vida social, contribuindo para o desenvolvimento de cartografias culturais positivas na favela e possibilitando a construÃÃo de formas eficazes de exercÃcio da cidadania naquele espaÃo social urbano
ASSUNTO(S)
cultura de rua comunidade de jovens (hip hop) antropologia urbana antropologia social e cultural violÃncia
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