Caracterização genotípica e fenotípica de fatores de virulência de Escherichia Coli diarreiogênica isoladas de água para consumo humano

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O objetivo desse estudo foi detectar a presença de cepas de Escherichia coli produtora de toxina Shiga (STEC), E. coli enteropatogênica (EPEC) e E. coli enterotoxigênica (ETEC) em 300 cepas de E. coli isoladas de 209 amostras de água para consumo humano. Nenhuma cepa foi classificada como EPEC. Doze cepas de diferentes amostras de água foram classificadas como STEC e apresentaram os genes stx1 e/ou stx2, saa e hlyA. Nenhuma cepa apresentou o gene eae. Todas cepas stx positivas apresentaram efeito citotóxico em células Vero. As 12 cepas positivas para hlyA, expressaram enterohemolisina em ágar sangue. Quanto à adesão em células HEp-2, o padrão característico descrito para STEC, adesão semilocalizada, foi encontrado somente em 4 cepas, apesar das 12 apresentarem o gene saa, responsável por esse modelo de adesão. Sete cepas apresentaram padrão de adesão agregativo e uma o padrão chain-like adhrence. Das cepas pesquisadas, 75 pertencem ao patótipo ETEC, sendo que dessas, duas possuem LT-II (Toxina Termolábil) e STa (Toxina Termoestável), 22 possuem apenas STa e 51 apenas LT-II. Também verificou-se a presença do gene para a toxina EAST1 em 8 cepas. Futuramente será realizada a sorotipagem e classificação das variáveis de stx2. Assim, podemos concluir que a presença dessas bactérias na água para consumo humano pode causar sérios problemas para a saúde da população, tendo em vista as implicações que a presença de E. coli diarreiogênica pode trazer à saúde do homem. Um melhor controle da água fornecida à população, através da Rede pública, deve ser priorizado.

ASSUNTO(S)

Água - controle de qualidade virulence (microbiology) escherichia coli water - quality control escherichia coli virulência (microbiologia)

Documentos Relacionados