Características biossociodemográficas e diagnósticos de pacientes internados em hospital psiquiátrico de Campo Grande-MS

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

atendimento e tempo médio de hospitalização (TMH) em hospitais psiquiátricos no Brasil têm passado por transformações significativas de acordo com as novas propostas de políticas assistenciais. A presente pesquisa foi realizada através de um levantamento documental dos registros de 2.247 pacientes internados no período de janeiro a dezembro do ano de 2004, em um Hospital Psiquiátrico público da cidade de Campo Grande-MS, que é a maior instituição psiquiátrica do Estado para o atendimento de pacientes em crise aguda. Trata-se de um estudo epidemiológico retrospectivo e de corte transversal, com o objetivo de traçar um perfil dos pacientes internados no período determinado. Foram investigadas as variáveis sóciodemográficas: TMH, idade, sexo, procedência e grupos diagnósticos. O método estatístico empregado englobou estatística descritiva, medidas de tendência central e de dispersão (média, desvio-padrão, erro da média e margem de erro), comparação de médias pelo teste t de Student para amostras independentes, teste de Kruskal-Wallis ou Análise da Variância (ANOVA), comparação de proporções pelo método do qui-quadrado e correlação simples de Pearson. Em todos os casos a declaração de diferença significativa adotou o nível de significância de 5% em teste bicaudal (p<0,05). Observou-se que a grande maioria dos pacientes era procedente de Campo Grande (59,8%), com a prevalência do sexo masculino (65,5%) (p=0,000) e do diagnóstico de esquizofrenia (43,3%), não havendo diferença significativa na idade entre os dois sexos (p=0,080). O TMH foi de 27,66 dias por paciente. Houve diferença significativa do TMH em função das características diagnósticas (p=0,001), entre os três grupos de procedência (p=0,045), ficando as cidades a mais de 200 km de distância de Campo Grande com média maior de dias de hospitalização (29,1), na distribuição das categorias diagnósticas em função do número de hospitalizações (p=0,000), na distribuição das principais categorias diagnósticas (p=0,000), e, também, houve diferença significativa do TMH nas distribuições em relação à procedência (p=0,000). Espera-se com o presente estudo a possibilidade de contribuir na elaboração de ações e políticas de saúde mental, como, também, no planejamento dos investimentos e programas de promoção e reabilitação social para os portadores de transtornos mentais do Estado de Mato Grosso do Sul.

ASSUNTO(S)

saúde mental tempo médio de hospitalização. reforma psiquiátrica. mental health doença mental hospitais psiquiátricos; saúde mental; reforma psiquiátrica. mean hospital stay psicologia mental disease psychiatric reform.

Documentos Relacionados