BALADA DA PRAIA DOS CÃES, UMA LEITURA EM LIBERDADE / BALADA DA PRAIA DOS CÃES, A READING IN FREEDOM

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

A partir da leitura do romance de José Cardoso Pires, Balada da praia dos cães, escrito em 1982, busco compreender as questões que levaram à consolidação da ditadura de Oliveira Salazar em Portugal no século XX (1936- 1974). Para além de um estudo literário de interpretação do romance, ponho em discussão as razões que levaram Cardoso Pires a produzir uma obra marcada pela cultura de tantos anos de censura. A história, a cultura, a política, a representação ativa e o posicionamento do intelectual português também constituem objeto de análise. O desvelamento e o questionamento dos meios com que se veiculava a história na época salazarista, a reescrita pelo autor da história da ditadura a partir de um recorte temporal e temático (um crime que ocorreu em 1960), as marcas sutis da Revolução dos Cravos no romance são elementos essenciais para a compreensão da cultura de Portugal. Esses traços foram observados no romance para, em primeiro lugar, instaurar a dúvida, que levou à necessidade de investigar mais que um romance, mas uma cultura há tanto tempo com marcas censoras e, finalmente, para que se compreendesse a literatura como objeto de luta, através da qual se pode fazer uma Revolução e se conquistar a liberdade de expressão.

ASSUNTO(S)

historia representation of the intellectual liberdade de expressao censorship jose cardoso pires jose cardoso pires freedom freedom of expression censura salazarismo history cultura liberdade culture salazarism representacao do intelectual

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