Avaliação transversal da qualidade de vida em portadores de esclerose múltipla por meio de um instrumento genérico (SF-36)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica que pode ter efeitos profundos na vida dos pacientes. O Expanded Disability Status Scale (EDSS) ainda é o instrumento mais utilizado como medida de evolução de incapacidade na EM, mas não é capaz de determinar outros efeitos da doença na qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS). Um dos instrumentos mais usados para medir conceitos gerais de saúde é o Medical Outcome Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36). Sua versão brasileira ainda não foi utilizada em portadores de EM. Este estudo tem como objetivos verificar as propriedades psicométricas da versão brasileira do SF-36 e avaliar a QVRS em portadores de EM da cidade de Uberlândia por meio deste instrumento. O SF-36 foi aplicado em 23 portadores de EM e em 69 doadores de sangue na cidade de Uberlândia. O EDSS foi aplicado no grupo de portadores durante exame neurológico à entrevista. Confiabilidade e validade do SF-36 foram determinadas. Foram comparados os escores médios dos domínios do SF-36 entre os grupos de portadores e controle, entre os portadores com EDSS <3,5 e os controles, e os portadores com EDSS <3,5 e >4,0. Correlações entre aspectos clínicos da doença e escores do SF-36 foram medidas. O SF- 36 se mostrou confiável e válido para a avaliação da QVRS em EM. Os portadores de EM apresentaram escores mais baixos em todos os domínios do SF-36 que a população geral, principalmente nos domínios de função física (p<0,05). Portadores com EDSS <3,5 também pontuaram menos em todos os domínios que o grupo controle (p<0,05). Pacientes com escores de EDSS ≤ 3,5 apresentaram maiores escores nos domínios capacidade física, dor, estado geral da saúde e vitalidade que os pacientes com EDSS ≥ 4,0 (p<0,05). Não houve correlação da duração da doença e do tempo de diagnóstico com os domínios e componentes do SF-36. Sintomas depressivos e intolerância ao calor mostraram correlação com domínios e componentes do SF-36. Concluindo, a versão brasileira do SF-36 é válida para avaliar a QVRS em portadores de EM. A doença provoca um impacto negativo significante em todos os domínios do SF-36, comparados à população geral, mesmo nas fases de menor incapacidade. Escores físicos diminuem com a progressão do EDSS, mas os escores mentais e sociais são baixos nos estágios iniciais, refletindo o impacto psicológico do diagnóstico de EM, e se mantém relativamente estáveis com a progressão da doença.

ASSUNTO(S)

ciencias da saude qualidade de vida qualidade de vida relacionada à saúde multiple sclerosis psychometric properties propriedades psicométricas quality of life sf-36 health-related quality of life esclerose múltipla

Documentos Relacionados