Avaliação prospectiva da qualidade e vida relacionada a saúde em idosos com fratura do quadril por meio de um instrumento genérico - the medical outcome study 36-item short-form health survey (sf-36)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

As fraturas de quadril ocorrem freqüentemente na população idosa e provocam impacto considerável na qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) dos idosos comprometidos. O estudo teve como objetivo avaliar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Medical Outcome Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36) para idosos com fratura de quadril e a QVRS dessa população por um período de quatro meses após fratura. Quarenta e cinco idosos (60% do sexo feminino) com idade entre 62 a 92 anos (média= 74,4; DP=8,81) responderam o SF-36. Os escores obtidos pelos pacientes foram comparados entre eles nas fases recordatória, de um e quatro meses após a cirurgia reparadora da fratura, com os do grupo controle constituído por 135 idosos (média de idade= 72,3; DP= 6,92), e segundo o tipo de fratura (colo de fêmur e transtrocanteriana). As propriedades psicométricas foram avaliadas por meio dos efeitos piso e teto, consistência interna do item, confiabilidade da consistência interna, reprodutibilidade, validade discriminante do item, validade discriminante, validade convergente, validade divergente, validade concorrente, validade de construto e diferença mínima importante. As propriedades psicométricas avaliadas foram consideradas adequadas como um todo. Os escores do grupo de pacientes na fase recordatória foram menores (p<0,05) que os do grupo controle nos domínios vitalidade, saúde mental e aspectos sociais. As médias dos escores obtidos pelos pacientes na fase de quatro meses foram menores (p<0,05) que as do grupo controle, exceto no domínio estado geral da saúde e em relação à fase recordatória desses pacientes, exceto nos domínios dor, estado geral da saúde, aspectos sociais, saúde mental e vitalidade. Não ocorreram diferenças significativas entre os escores obtidos segundo os tipos de fratura. Os resultados confirmam que a versão brasileira do SF-36 apresenta propriedades psicométricas adequadas para a sua utilização em idosos com fratura de quadril. Independentemente do tipo de fratura de quadril, idosos apresentam prejuízo significativo na sua qualidade de vida um mês e quatro meses após a fratura de quadril, tanto no aspecto físico quanto no psicossocial, com recuperação parcial ao final do quarto mês.

ASSUNTO(S)

fratura de quadril quadril - fraturas quality of life idosos ciencias da saude qualidade de vida elderly sf-36 fraturas nos idosos qualidade de vida hip fracture

Documentos Relacionados